Extra Digital

Cardápios diferentes, estrutura partilhada

Restaurantes de um mesmo grupo agora se juntam num só bairro ou shopping center

Bruno Rosa bruno.rosa@oglobo.com.br

▶ Foi-se o tempo em que bastava um cardápio original aliado a uma boa decoração para turbinar o faturamento de um restaurante. O setor vem ganhando musculatura com os planos milionários de investimentos de grupos que decidiram pisar no acelerador com a criação de marcas com perfis diferentes para fisgar os mais variados consumidores. No menu, até a localização ganha destaque: a ideia é aproveitar a mesma praça de alimentação de um shopping ou um bairro para ganhar em escala e reduzir os custos logísticos e com mão de obra.

Em alguns casos, a estratégia envolve a criação de um espaço único com várias marcas. Foi o caso do Best Fork, criado há 30 anos pelo empresário Marcelo Torres. Há pouco mais de um ano, ele decidiu investir R$ 12 milhões na construção do Giuseppe Square, no Barra Shopping, na Zona Oeste do Rio, com 1.500 metros quadrados que réune as seis marcas: Laguiole, Nolita (especializado em café e sobremesas), Yusha (japonês), além do Giuseppe (italiano), Giuseppe Mar (frutos do mar) e Giuseppe Grill (carnes).

— A ideia é ter um mercado com serviço, oferecendo carnes, peixes e frutos do mar, massas e sushi. As cozinhas são independentes, e o desafio é a logística, de forma que os diversos pratos cheguem juntos à mesa dos clientes. Lá temos uma fábrica de massas e de torrefação de café que atende ainda a outros restaurantes do grupo — diz.

SINERGIA

Estratégia semelhante foi feito no Village Mall, também na Barra, onde o grupo tem três restaurantes interligados na parte interna. Torres diz as sinergias com a carta única de vinhos, o estoque e a parte administrativa. Para 2024, a ideia é criar duas novas marcas com investimentos que somam R$ 34 milhões. Um deles será também na Barra, o Nolita Roastery, com foco em lanches e café. Em Botafogo, a casa, batizada de São Miguel, terá como item principal do menu a parilla e um bar.

— Não adianta mais ter 20 unidades com a mesma marca. A tendência é diversificar e oferecer novas experiências ao consumidor. A pandemia gerou novos empresários, mas agora só vai sobreviver quem estiver com plano bem administrado.

GANHE MAIS

pt-br

2023-11-19T08:00:00.0000000Z

2023-11-19T08:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281964612455317

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.