Extra Digital

Caxias fará simulação de desastre tecnológico

Defesa Civil do município vai realizar a ação no Dia Mundial do Meio Ambiente

▶ A Defesa Civil de Duque de Caxias realizará na próxima segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma simulação de desastre tecnológico na Rodovia Washington Luiz (BR 040), na subida da Serra de Petrópolis. A última reunião com agentes públicos e voluntários envolvidos no treinamento foi realizada ontem, no auditório da prefeitura, em Jardim Primavera. Participaram representantes da Polícia Rodoviária Federal, seguranças, bombeiros, representantes dos órgãos ambientais do estado, de Duque de Caxias e de Magé, Defesa Civil estadual, voluntários e funcionários da empresa envolvida na simulação do acidente, entre outros participantes. A ação terá início às 14h.

O simulado será de uma colisão de caminhão-tanque transportando substância tóxica na BR-040, com o tombamento próximo a uma Unidade de Saúde. Na representação do acidente, o líquido vaza, atinge o Canal Mato Grosso e, na sequência, os rios Saracuruna e Estrela, chegando à Baía de Guanabara. O motorista da carreta fica preso às ferragens e um grupo de pessoas, formado por profissionais de saúde e pacientes, fica preso na unidade de atendimento.

DESASTRES TECNOLÓGICOS

As pessoas devem ser resgatadas com urgência, por conta dos gases tóxicos que, quando inalados, podem provocar uma grande variedade de danos ao ser humano, de simples irritações até a morte, mesmo em concentrações baixas. No local do acidente será montado um gabinete de crise pela Defesa Civil Estadual, que coordenará as ações das Defesas Civis de Duque de Caxias e de Magé. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também vão atuar no monitoramento das áreas afetadas e orientar os procedimentos adicionais. Os desastres tecnológicos são classificados como derramamento químico, colapso, explosão, incêndio, vazamento de gás, radiação e outros acidentes que envolvem modos mecanizados de transporte.

NA BR-040 Simulado terá grande produção para parecer um desastre de verdade

BEM-VIVER

pt-br

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281891597654779

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.