Extra Digital

MOMENTO ÚNICO

Pela primeira vez na história do clube, alvinegro lidera o Brasileiro com cinco pontos de vantagem sobre o 2º lugar

Breno Angrisani breno.santos@oglobo.com.br

▶ Ainda é cedo para afirmar que o Botafogo será, de fato, um candidato ao título do Campeonato Brasileiro até o fim da temporada. Mesmo assim, o time de Luís Castro dá aos torcedores, rodada após rodada, mais motivos para comemorarem o momento e sonharem com um futuro próspero. E isso também é refletido na história do clube. Pela primeira vez desde 2003, quando começou a era dos pontos corridos no Brasileirão, o alvinegro lidera com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder.

Líder em seis das oito rodadas, o Botafogo de Tiquinho Soares se igualou — e certamente ultrapassará ao fim da nona rodada, já que não poderá ser alcançado — ao time de 2013, que, liderado por Seedorf, ficou no topo do Campeonato Brasileiro durante seis rodadas. Até aqui, o período que o alvinegro ficou mais tempo na primeira colocação foi em 2007, por 11 rodadas.

— A forma como uma equipe cresce e evolui é de uma complexidade muito grande, que começa pela dimensão mental. E isso foi muito trabalhado no Estadual porque fomos muito sujeitados a muitas agressões e violências verbais. A equipe soube aguardar e crescer ao mesmo tempo. Pancadas vindas de todo lado. Cada vez estão mais preparados e crescem mais com o passar do tempo. Isso é sinônimo de vitórias? Não, mas estamos mais preparados — disse Luís Castro após a vitória sobre o América-MG, no último domingo.

Se por um lado ainda é cedo para fazer afirmações categóricas, a história do Brasileirão aponta que é possível sim o alvinegro sonhar com o título. Desde 2003, apenas um time fez 20 pontos ou mais nas oito primeiras rodadas e não foi campeão. Foi o Palmeiras, que em 2019, sob o comando de Felipão, fez 22 pontos nos oito primeiros jogos. É a melhor campanha da história da competição no período. Mesmo assim, não foi o suficiente para o título. No fim, o Flamengo se sagrou campeão e os paulistas terminaram em terceiro, com 74 pontos.

O Botafogo é apenas o terceiro time a atingir a marca de 20 pontos nas oito primeiras rodadas — o outro foi o Corinthians, que alcançou o feito em 2011 e 2017 e se sagrou campeão nos dois anos. O Grêmio, em 2017, o Flamengo, em 2008, o AtléticoMG, em 2012, o Fluminense, em 2006, e o Internacional, em 2016, ficaram no quase e chegaram a 19 pontos no início da competição. No entanto, nenhum deles levantou a taça do Brasileirão.

O time treinado por Luís Castro volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Athletico, pela Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos. O Botafogo precisa vencer por 2 ou mais gols de diferença para avançar às quartas de final. Em caso de vitória por um gol de vantagem, o classificado será definido nas penalidades. Pelo Brasileirão, o alvinegro enfrenta o próprio Athletico, no sábado, pela nona rodada, em Curitiba.

Botafogo tem sete vitórias e apenas uma derrota em oito jogos no Brasileirão

JOGO EXTRA

pt-br

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282145000725243

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.