Extra Digital

Balançar os braços: velhice saudável

▶ Estudo inglês comprovou que uma técnica milenar chinesa de balançar os braços pode ser um dos segredos para uma velhice saudável. Segundo as mulheres que participaram da pesquisa, a ação ajudou a melhorar a velocidade de caminhada, a postura e a flexibilidade. O exercício consiste em uma sequência de cinco movimentos de braço.

Os quatro primeiros movimentos envolvem balançar os braços para trás e para frente, até a altura dos ombros. O quinto movimento é a repetição dos outros quatro, porém, dessa vez, dobrando os joelhos duas vezes — a primeira ao balançar os braços para trás e novamente ao trazê-los para a frente. O método é chamado de Shuai Shou Gong. “Essas descobertas demonstram que a sequência suave e rítmica de movimentos do corpo inteiro do método pode ser facilmente aprendida e apreciada por adultos mais velhos e melhora a saúde geral e o bem-estar”, afirma o pesquisador e professor da Universidade de Edimburgo Neil Roberts.

Para o estudo, foram selecionadas 56 mulheres, com idades entre 60 e 80 anos, que foram divididas em dois grupos. No primeiro, elas frequentaram aulas de Shuai Shou Gong de 40 minutos três vezes por semana durante dois meses. Já as do segundo grupo apenas seguiram suas vidas normalmente sem fazer o exercício. Como resultado, aquelas que aderiram à técnica milenar tiveram uma melhora significativa no caminhar, na postura e na flexibilidade, além de sentirem mais facilidade na realização de atividades básicas do dia a dia, como se vestir e cozinhar.

O movimento com a dobra dos joelhos também ajuda a fortalecer os músculos dos quadris e das coxas. O outro grupo não viu melhora, e a caminhada piorou. “A prática traria muitos benefícios à população em geral. Iria manter a qualidade de vida, contribuir para uma boa saúde mental e pode até retardar o envelhecimento geral”, diz James Goodwin, da Universidade de Exeter.

BENEFÍCIOS Exercício também fortalece os músculos dos quadris e das coxas

BEM-VIVER

pt-br

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281883007720187

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.