Extra Digital

Sem desespero para entregar o IR

Quem optar por declaração pré-preenchida pode concluir o processo em 15 minutos

Caroline Nunes caroline.nunes@oglobo.com.br

▶ Quem deixou a entrega da declaração do Imposto de Renda para a última hora não precisa se desesperar: é possível informar todos os dados à Receita Federal em 15 minutos. Só não pode perder o prazo, que termina amanhã.

Para concluir a entrega em poucos minutos, escolha a declaração pré-preenchida. Assim, todas as informações que constam na base de dados do Fisco são recuperadas e atualizadas de forma automática no informe. Ou seja: o contribuinte inicia o formulário com vários campos já preenchidos. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas do documento do ano anterior, assim como dados sobre fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.

Vale lembrar que esse modelo só está disponível para quem tem conta nível prata ou ouro no Gov.br. E é importante, claro, checar os dados que forem importados automaticamente para o formulário. Especialistas recomendam separar informe de rendimentos, notas de compra e venda de bens, comprovantes de contas, aplicações e previdência complementar, além de recibos de despesas médicas ou com educação.

Entre os principais erros que levam à malha fina está a omissão de rendimentos. Qualquer pagamento recebido, mesmo por “bicos” ou serviços prestados ocasionalmente, precisa ser declarado. É preciso atenção também aos rendimentos de dependentes — filhos que fazem trabalhos temporários, por exemplo.

O recebimento de aluguel também deve constar na declaração. Com relação a despesas médicas, há problemas quando o profissional não declara o valor. Por isso, é fundamental guardar os recibos.

GANHE MAIS

pt-br

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281848647981819

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.