Extra Digital

Coronel fala em desafio de mudar a percepção da população

▶ O coronel Max William, coordenador de assuntos estratégicos da Secretaria estadual de Polícia Militar (SEPM), falou da dificuldade para tratar dos crimes evitados como uma conquista.

— No caso da segurança, a gente tem que comemorar o que deixou de acontecer e às vezes é difícil explicar isso para as pessoas. E aí a gente tem também o medo difuso, não fundamentado, mas um tipo de medo clássico. A pessoa nunca fui assaltada, mas o seu colega de trabalho foi, então ela acaba, sem motivo concreto, absorvendo esse medo também — explica o coronel.

Presente na plateia do debate no auditório do Globo, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário da SEPM, comentou sobre a dificuldade de fazer com que os números sejam percebidos de forma mais ampla:

— O grande desafio é conseguir transformar os resultados do nosso trabalho em sensação de segurança para a população. É a nossa grande dificuldade, nós tivemos hoje aqui um momento muito importante que nos dá a chance de tratar desse tema e mostrar um pouco do nosso trabalho.

Além do secretário da PM, também estiveram presentes a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel, de Administração Penitenciária, e Igor Marques, subsecretário estadual de Comunicação Social.

Na segunda mesa do Diálogos RJ, com o tema “Segurança pública 4.0: Como a tecnologia pode ser uma aliada”, o coronel Rodrigo Laviola, subsecretário de Comando e Controle da SEPM, listou uma série de ações que têm sido tomadas pela corporação no sentido de modernizar o combate ao crime.

A expectativa é de que, até o fim do ano, os carros da PM passem a circular com duas câmeras: uma externa, com tecnologia de reconhecimento facial e de placas de veículos suspeitos, e outra interna capaz de gravar imagens e áudio de tudo o que se passa no interior do veículo.

— Temos um processo de contratação de videomonitoramento urbano, um investimento de aproximadamente R$ 65 milhões também já em fase final e que prevê câmeras em toda orla do Rio com reconhecimento facial. Isso também vai valer para todos os túneis e todas as vias expressas com leitura de placas. ▴

<<

Essa era digital proporciona um fluxo de informações muito mais intenso>>

Marcela Ortiz

presidente do ISP

<<

A gente tem que comemorar o (crime) que deixou de acontecer>>

Max William

coronel da PM

<<

Os números dos ISP são incontestáveis. O Rio é mais seguro do que há cinco anos>>

Renato Almeida

coordenador-geral do Disque Denúncia

<<

Temos um processo de contratação de videomonitoramento urbano em fase final>>

Rodrigo Laviola

coronel da PM

<<

É necessário ter um banco de dados que seja alimentado constantemente>>

Fernanda Prates

professora da FGV

<<

A violência de gênero tem sido um vetor para o emprego de novas tecnologias>>

Fernanda Fernandes

delegada da Deam de Caxias

POLÍCIA

pt-br

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281736978832123

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.