Extra Digital

Laranjas eram usados

▶ A segunda etapa do esquema, segundo o inquérito, consistia na receptação do produto dessas extorsões por pessoas também aliciadas pela organização, ou seja, laranjas que emprestavam contas e CPFs para depósitos bancários. Esses laranjas eram remunerados pelo crime e, posteriormente, recebiam a ordem para que o dinheiro extorquido das vítimas fosse lavado e distribuído entre os traficantes do esquema — e de forma coordenada, já que cada um recebia uma quantia proporcional à atuação no crime.

O êxito em vários golpes, aplicados contra homens de várias partes do Brasil, fez com que os líderes da quadrilha, que recebiam as maiores quantias, passassem a ostentar uma vida de luxo. Adquiriram veículos importados, comprados à vista, realizaram viagens caras e compraram diversos terrenos e imóveis. Os que já estavam presos acabavam utilizando esses valores para obterem regalias nas cantinas dos presídios.

A polícia teve acesso a fotos em que os criminosos ostentavam armas, carros — como uma Mercedes de luxo numa concessionária embrulhada num laço para presente — e até uma munição de bazuca, arma de guerra altamente destrutiva.

A investigação da Polícia Civil do RS durou 11 meses até a Operação Cantineiro. Apenas no período investigado, os policiais afirmam que os traficantes fizeram pelo menos 80 vítimas em 12 estados e movimentaram cerca de R$ 450 mil. Até ontem, 25 contas bancárias haviam sido bloqueadas e R$ 20 mil em espécie apreendidos com suspeitos. Além disso, armas e munição também foram encontradas nos endereços visitados pelos agentes. Quatro carros de luxo também foram para os pátios da delegacia. O valor total extorquido, admitiu o delegado à reportagem, ainda é “difícil de mensurar”, tamanha a quantidade de vítimas.

Segundo os investigadores, o líder da quadrilha e principal alvo da operação já estava preso. É um homem de 22 anos, já com passagens na polícia vários times de crimes, inclusive formação de quadrilha.

O PAÍS

pt-br

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

2023-05-30T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281616719747835

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.