Extra Digital

PRÓXIMO!

Flamengo derrota o Corinthians (1 a 0) e espera por Vélez Sarsfield ou Talleres na semifinal

Diogo Dantas diogo.dantas@extra.inf.br

▶ Mais do que o mérito em derrotar novamente o Corinthians e sacramentar sua classificação à semifinal da Libertadores — triunfo por 1 a 0, gol de Pedro —, no Maracanã, o Flamengo que reagiu na temporada 2022 cada vez mais se consolida como uma equipe segura. Embora o brilho de Arrascaeta tenha sido novamente decisivo para destrancar uma defesa bem armada, foi a boa atuação do sistema defensivo que propiciou uma vaga sem sustos. Agora, é esperar o adversário do duelo entre os argentinos Vélez e Talleres.

O jogo se desenhou desde o início com o Corinthians tentando criar pelo lado direito da defesa do Flamengo, o que inibiu um pouco os avanços de Rodinei. Ainda assim, foi por este setor que o Flamengo teve mais espaços para construir seu jogo. Como o Corinthians tentava criar desde o lado direito de sua defesa, o rubro-negro investiu inicialmente por ali, sobretudo com Pedro no pivô, mas sempre rodava e terminava as jogadas no extremo oposto.

Assim veio o cruzamento de Rodinei que Everton Ribeiro cabeceou com perigo. A jogada foi em resposta à pressão momentânea do Corinthians em lançamentos para Yuri Alberto e Willian, que David Luiz se saiu bem. Em um bobeada de Thiago Maia em um desses lances, um pequeno susto. Mas no geral, foi um primeiro tempo equilibrado, sem chances de real perigo.

Muito por conta da dificuldade de o Flamengo criar em transição, com seus volantes. João Gomes e Thiago Maia até defenderam bem, mas na saída para o ataque tudo estava nas costas de Everton Ribeiro, que ainda se desdobrava na marcação. Foram poucas as bolas que passaram nos pés de Arrascaeta para o uruguaio acionar Pedro e Gabi, este último pouco participativo nas ações ofensivas.

No segundo tempo, o Flamengo achou o gol quando era mais bem marcado ainda pelo Corinthians, que apertou a pressão sobre João Gomes na saída de bola. Mas foi justamente em uma falta sobre o volante que veio a jogada do gol. Fagner, que se adiantou para dar o combate, deixou espaço em suas costas. Roni foi na cobertura, mas Arrascaeta recebeu, limpou o lance, e serviu Pedro de trivela. O centroavante, artilheiro da Libertadores com oito, chegou de carrinho para marcar.

O clarão se abriu e os contra-ataques apareceram. Na jogada seguinte, foi a vez de Gabigol receber de Arrascaeta e quase ampliar. O camisa 9 teve pelo menos outra chance, enquanto o Corinthians se abateu. A vaga do Flamengo na semifinal estava garantida.

JOGO EXTRA

pt-br

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282097755479661

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.