Extra Digital

Doença deixou ator sem enxergar, ouvir e andar

O ator americano Ashton Kutcher contou ontem ter sido diagnosticado com uma rara doença há cerca de dois anos, que provocou a perda momentânea de sua visão, audição e habilidade motora. Segundo o relato, que foi ao ar ontem do programa “Running Wild With Bear Grylls: The Challenge”, do National Geographic, levou quase um ano para que Kutcher se recuperasse de um quadro de vasculite, problema que causa a inflamação dos vasos sanguíneos.

— Você realmente não imagina isso até que diga: “Eu não sei se vou poder ver de novo, não sei se algum dia conseguirei ouvir de novo, eu não sei se vou conseguir andar de novo” — contou o ator.

As causas exatas da vasculite ainda não são totalmente claras, porém alguns fatores são associados ao desenvolvimento do quadro, entre eles problemas genéticos, doenças autoimunes, reações alérgicas ou outros problemas de saúde que provoquem a inflamação dos vasos sanguíneos de forma secundária. É um quadro raro que, na maioria dos casos, leva as próprias células do sistema imunológico a invadirem as paredes dos vasos, causando estreitamento da região chamado de estenose, o que restringe a passagem do fluxo sanguíneo. Além de febre, dores de cabeça, fraqueza e perda de peso, os sintomas variam de acordo com a região afetada. O tratamento é direcionado à redução dos impactos decorrentes da inflamação nos vasos, podendo envolver medicamentos como esteroides ou corticoides.

EXTRA EXTRA!

pt-br

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281784222867053

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.