Extra Digital

Riscos de ter disfunção erétil

Estudo revela os tipos de personalidade que mais desenvolvem o problema

Pesquisadores de vários centros de pesquisas de Taiwan realizaram um estudo para avaliar se o tipo de personalidade das pessoas pode dar indícios sobre o seu desempenho o desempenho. E a resposta é sim. Eles descobriram, por exemplo, que homens tímidos e pessimistas correm maior risco de ter disfunção erétil do que os demais.

Pessoas com essas características são classificadas como de personalidade “tipo D”, que também é chamada de personalidade “angustiada” e está associada ao afeto negativo ou sofrimento crônico. Essas pessoas tendem a evitar interações com outras, são propensas a sentir constrangimento e têm maior dificuldade para demonstrar emoções.

O estudo revela que homens com essa personalidade apresentam piores pontuações de depressão, são menos ativos, mais propensos a fumar e a seguir uma dieta pobre, são menos propensos a procurar um médico quando não se sentem bem e costumam não seguir recomendações médicas. Esses são apontados pelos pesquisadores como motivos para eles apresentarem taxas mais altas de disfunção erétil.

Os pesquisadores entrevistaram 1.740 homens de Taiwan, sexualmente ativos, com idades entre 20 e 40 anos. Eles responderam questionários on-line sobre sua personalidade e sua vida sexual. Os resultados, publicados na revista “The Journal of Sexual Medicine”, mostraram que 54,1% tinham personalidade tipo D. Entre todos os voluntários, 15,9% relataram disfunção erétil moderada ou grave. Entretanto, essa taxa subiu para 19,4% entre os classificados como tipo D.

Pesquisas anteriores mostraram que a disfunção erétil piora a qualidade de vida dos homens e de suas parceiras. O problema tende a ser mais comum em homens mais velhos, mas os pesquisadores ressaltam que o distúrbio “não é incomum” em jovens.

Uma limitação do estudo, apontada pela própria equipe, é a ausência do histórico médico dos participantes, o que poderia afetar as taxas de disfunção erétil.

A disfunção erétil, ou impotência, é quando um homem é incapaz de obter ou manter ereção. A incapacidade de obter a ereção geralmente está associada a cansaço, estresse, ansiedade ou álcool, mas pode indicar uma condição médica subjacente, como hipertensão e colesterol alto, efeitos colaterais de remédios ou problemas hormonais. Obesidade, tabagismo e andar de bicicleta demais também infuenciam.

EXTRA EXTRA!

pt-br

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281775632932461

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.