Extra Digital

Adolescente negro é retirado de ônibus

▶ FLORIANÓPOLIS - Um adolescente negro de 16 anos foi retirado de um ônibus escolar em Imbituba, no Sul catarinense, pela Polícia Militar, e recebeu um “mataleão” (golpe de imobilização no pescoço) durante uma abordagem. Parte da ação foi registrada por um celular, na quarta-feira, e divulgada nas redes sociais ontem. No vídeo, o adolescente, que faz estágio na prefeitura, está de pé e diz aos policiais que não havia feito nada.

O advogado da família do adolescente, o defensor Paulo Marcos da Silva, disse que, além de desproporcional, a ação foi motivada por racismo, pois o jovem era a única pessoa negra dentro do ônibus. A PM disse que vai abrir sindicância para apurar o caso e rechaçou a acusação de discriminação. Racismo é crime segundo o Código Penal brasileiro. Ele é definido pela praticar, indução ou incitação a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. O crime prevê pena de um a três anos e multa.

A prefeitura informou que a confusão começou quando dois adolescentes teriam feito ameaças dentro do ônibus. Nenhum deles era o rapaz negro imobilizado pela PM, informaram a prefeitura e a própria Polícia Militar. Em nota, a administração municipal também agradeceu aos policiais pela “rápida e eficiente ação, zelando pela segurança dos alunos”. ▴ ▾

EXTRA

pt-br

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281741273194093

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.