Extra Digital

Castro e Freixo acentuam batalha por votos na Baixada

▶ O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio, no último domingo, mostrou que a Baixada será uma área central da disputa. Liderando em empate técnico as pesquisas de intenção de voto, o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado Marcelo Freixo (PSB) vêm jogando o foco de suas campanhas na região. Enquanto Castro usa seu amplo domínio político local como trunfo, Freixo aposta no palanque do ex-presidente Lula para tentar ganhar terreno.

A Baixada conta com cerca de 2,8 milhões de eleitores — aproximadamente um quinto dos 12,8 milhões de pessoas aptas a votar no Rio. Castro sinalizou no debate realizado pela Band que vai explorar esse território como um ponto fraco do histórico político de Freixo. A estratégia é colar no adversário a imagem de político que restringe sua atuação à capital. Quando teve a primeira oportunidade de dirigir pergunta ao oponente, o titular do Palácio Guanabara questionou o deputado federal sobre quantas emendas ele tinha destinado à Baixada.

O candidato do PSB desviou da pergunta ao falar de problemas nos trens do Rio, e cometeu uma gafe citando Bangu e Campo Grande — bairros que ficam na Zona Oeste da capital, e não na Baixada. Castro aproveitou e afirmou que Freixo nunca tinha destinado emendas para a região. Porém, a afirmação feita pelo governador é equivocada. Segundo o portal da Câmara dos Deputados, Freixo destinou, desde 2020, sete emendas para projetos em municípios da região, no valor total de R$ 4,45 milhões. Freixo anunciou esta semana que sua próxima agenda com Lula será na Baixada. ▴ ▾

EXTRA

pt-br

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281736978226797

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.