Extra Digital

O desespero de quem busca sustento no lixo

Homem relata luta diária para pegar alimentos vencidos. Especialista diz que situação pode piorar

Leticia Lopes e Pollyanna Brêtas economia@oglobo.com.br

A cena se repete dia após dia. Um caminhão para pontualmente, às 9h, nos fundos de um supermercado na Lapa, Região Central do Rio, para recolher produtos que já passaram da validade e que, por isso, não podem mais ser ofertados aos clientes. Na calçada, um grupo de pessoas aguarda que as caçambas sejam abertas. Antes de os resíduos serem despejados no caminhão, elas reviram o lixo em busca de algo que possa ser reaproveitado.

Como o EXTRA mostrou na edição de ontem, essa busca por comida no lixo no Rio é um dos retratos do aumento da miséria em todo o país no último ano. Uma pesquisa do Boletim Desigualdade nas Metrópoles, da PUC-RS, em parceria com a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL), mostrou que o número de pessoas em situação de pobreza saltou para 19,8 milhões de pessoas nas regiões metropolitanas entre 2020 e 2021.

Um dos que aparecem na foto que ilustra a reportagem é o pintor Ivanir Silva Moraes Junior, de 41 anos. Desempregado desde o início da pandemia, ele recorre aos produtos descartados pelo estabelecimento para alimentar a família (veja abaixo o depoimento dele).

Para Kiko Afonso, diretorexecutivo da Ação da Cidadania, embora o governo tenha tentado turbinar números do Auxílio Brasil, a fome e a miséria no país vão continuar avançando. Ele observa que o programa não foi desenhado para atingir as famílias mais vulneráveis, o cadastro está desatualizado e não houve busca ativa pelas pessoas que estão em desamparo neste momento no país:

— O programa de assistência social que não chega nas famílias é um remendo. Não é por causa da Covid, não é a guerra na Ucrânia. Foi uma decisão política. A fome é uma decisão política com um misto de incompetência e ignorância. Essas imagens vão continuar e vão piorar, apesar do Auxílio Brasil — lamenta Afonso.

NEWS

pt-br

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

2022-08-10T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281569474502253

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.