Extra Digital

Entenda doença de pele enfrentada por ex-BBB

▶ Depois de 15 dias observando manchas vermelhas por todo o seu corpo, a ex-BBB Letícia Santiago, de 35 anos, foi submetida a exames para verificar o que teria causado as inflamações e recebeu o diagnóstico: dermatite psoriasiforme. A doença pode provocar manchas avermelhadas, descamação da pele, coceira e desconforto, além de dificultar tarefas domésticas e, claro, interferir na autoestima. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), a dermatite crônica afeta 7% dos adultos e 24% das crianças do país.

Os sintomas podem atacar mãos, pés, punhos, tornozelos, região da dobra dos braços e pernas, parte superior do tórax, rosto e couro cabeludo. Felizmente, Letícia não teve manchas pelo rosto. Embora os sintomas variem de uma pessoa para a outra, é frequente surgir lesões avermelhadas na pele que coçam e descamam, além de bolhas de água. A pele pode ficar ressecada, mais grossa, escamada, sensível e ser ferida facilmente quando a pessoa coçar. Em alguns casos há queimação e dores nas regiões das lesões.

Fatores emocionais, como estresse e ansiedade, estão atrelados ao surgimento das manchas. Então, manter o emocional sob controle é fundamental. O quadro de Letícia não é contagioso, tem tratamento e cura. Além disso, a apresentadora estava fazendo uso de antibiótico dias antes das lesões surgirem, o que também pode ter sido um fator para desencadear o surgimento das manchas. O tratamento varia de acordo com o estado e o quadro clínico de cada paciente. Ele pode ser a base de banhos com temperatura de água apropriada e uso de sabonetes, shampoos e hidratantes específicos.

Caso seja necessário, o médico pode prescrever medicamentos de uso oral ou tópico à base de corticoides, imunossupressores e anti-histamínicos. Os antibióticos são utilizados caso seja identificada infecção bacteriana.

BEM-VIVER

pt-br

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281964611424860

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.