Extra Digital

Viciados da Cracolândia fazem quebra-quebra

▶ SÃO PAULO - A dispersão de dependentes químicos pela região central de São Paulo nos últimos meses provocou uma série de quebra-quebras na madrugada e manhã de ontem no entorno da popular Rua Santa Ifigênia, famosa pela grande concentração de lojas de eletroeletrônicos.

As ruas vizinhas Guaianases e dos Gusmões também tiveram tumultos. Uma lanchonete foi saqueada, e duas lojas tiveram as portas quebradas. Quatro suspeitos foram detidos pela Guarda Civil Metropolitana. Alguns comerciantes decidiram não abrir as lojas pela manhã.

Uma das pessoas que participava dos saques e depredações se feriu ao tentar fugir e foi enviada à UPA Vergueiro pelos guardas municipais.

A Rua dos Gusmões tem recebido muitos dependentes químicos nos últimos meses, desde que operações começaram a retirar traficantes e dependentes das proximidades da Rua Helvétia, onde se concentrava antes o principal “fluxo” da Cracolândia.

A prefeitura informou que foram realizadas mais de 11 mil abordagens a dependentes químicos desde março, com 2.800 deles mandados para serviços como centros de acolhida.

A prefeitura afirma que as ações das Polícias Civil e Militar com a Guarda têm reduzido o fluxo da Cracolândia.

Na manhã de ontem, no entanto, um grande número de dependentes químicos se concentrava na Rua Helvétia. Metade da rua foi ocupada por cones instalados pela prefeitura para evitar o bloqueio total da via pelo fluxo.

De acordo a Guarda Civil Metropolitana, uma equipe estava realizando uma patrulha pelo local quando se deparou com a ocorrência. Quatro indivíduos foram detidos em flagrante e os demais conseguiram fugir.

Já durante a manhã, enquanto o governador Rodrigo Garcia e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, compareciam a uma agenda no novo Hospital Pérola Byington, localizado na Avenida Rio Branco, houve uma ação de zeladoria da GCM na região.

Segundo a guarda, um grupo se reuniu na Rua dos Protestantes, bloqueando o trânsito e fechando as ruas. Depois, os indivíduos teriam corrido pela via, atacando imóveis com pedras e pedaços de madeira.

O PAÍS

pt-br

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281831467438684

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.