Extra Digital

Movimento LED, um compromisso do Grupo Globo com o presente e o futuro da educação no Brasil

José Roberto Marinho Membro do Conselho de Administração do Grupo Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho

O compromisso do Grupo Globo com a educação é um valor determinante da nossa atuação desde o início da nossa produção nas mídias impressa, digital, no rádio e na televisão. Alinhados com a nossa missão de “oferecer experiências de qualidade por meio de conteúdos e serviços que informem, divirtam e contribuam para educação dos brasileiros” e de “criar oportunidades para que indivíduos e comunidades construam relações que tornem a vida melhor”, temos a educação como um dos pilares centrais das nossas ações e tomadas de decisão.

É evidente que a natureza do nosso trabalho com cultura, entretenimento, esporte e jornalismo já é, por si, uma dimensão fundamental de contribuição para um sentido amplo de educação. Toda nossa produção e programação sempre foram — como continuam a ser — pautadas por uma extrema preocupação com os atributos educacionais que os nossos conteúdos carregam e comunicam. Sabemos que o acesso à educação formal de qualidade para todos é um desafio histórico da sociedade e um dos principais obstáculos para que o nosso país consiga atingir índices satisfatórios de desenvolvimento social, econômico e humano.

Desde 1977, com a criação e parceria da Fundação Roberto Marinho, também a Globo vem atuando de forma direta e objetiva para uma melhora do nosso quadro educacional porque entende que é preciso estar comprometida com a mudança estrutural da realidade brasileira. Através de diversos projetos executados ao longo desses anos, construímos um diálogo produtivo com professores, estudantes e todos os demais profissionais que formam o setor. Telecursos, Globo Educação, Criança Esperança, Canal Futura — que hoje se tornou uma plataforma de conteúdo educacional para muito além do seu papel de canal de televisão —, assim como uma série de outras ações mais localizadas, como o Prêmio Jovem Cientista, o Co.liga, o Menos 30 Fest, que são alguns dos exemplos de como viemos concretizando essa jornada.

É em sintonia com esse histórico e com esse compromisso com a educação brasileira que a Globo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, lançou, no final de 2021, o Movimento LED — Luz na Educação, cujo objetivo principal é mapear e alavancar práticas inovadoras e de impacto efetivo para educação do século 21. Sabemos que existe no Brasil um conjunto significativo de iniciativas de grande eficácia para responder às demandas urgentes que temos no campo educacional. São projetos de estudantes, professores, diretores de escola, gestores, organizações da sociedade civil, dentre outros, que produzem resultados expressivos. São trabalhos com foco em sustentabilidade, em promoção da cidadania, em direitos humanos, em tolerância e diversidade, no estímulo à criatividade e ao empreendedorismo, em soluções tecnológicas e em incentivo à produção científica que precisam ser valorizados e amplificados para que cheguem ao conhecimento de todos os brasileiros.

O que o LED pretende é reunir esses projetos em rede, sistematizar suas metodologias e, assim, difundir essas práticas para que elas possam ser replicadas por outros agentes da área de educação que enfrentam desafios similares. No médio prazo acreditamos, inclusive, que o Movimento LED poderá ser uma espécie de hub de soluções e ações que possam se desdobrar em novos projetos, novas iniciativas e inspirar estudantes, professores e até mesmo os legisladores e gestores que formulam as políticas públicas da área. Efetivamente, o LED se traduz em três movimentos principais: o Prêmio LED, que, na sua primeira edição, está reconhecendo, celebrando e investindo em projetos de impacto e potencial de replicabilidade; a Comunidade LED, com foco no desenvolvimento dos projetos mapeados e na difusão de suas metodologias; e o Festival LED, que uma vez por ano vai reunir todos aqueles que estão comprometidos em encontrar soluções para os desafios da área. A primeira edição do Festival LED acontece agora, gratuitamente, nos dias 8 e 9 de julho, nos museus do Amanhã e de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

Por fim, é importante destacar que relatórios consistentes, como, por exemplo, o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) — realizado desde 2008 com o objetivo de mapear os investimentos sociais de empresas brasileiras —, demonstram que ocorreu nos últimos anos uma recuperação significativa dos recursos para a área de educação. Atualmente, cerca de 47% dos nossos investimentos sociais são aplicados nesse campo, o que revela uma percepção consolidada das empresas de que o desenvolvimento do país passa necessariamente por uma melhora do nosso quadro educacional.

Nós reconhecemos e entendemos que esse é um movimento decisivo e fundamental do qual precisamos ser parte ativa. Do plim ao play, do Telecurso ao Movimento LED, continuamos e continuaremos com uma certeza: a educação de qualidade precisa ser um compromisso de todos os setores da nossa sociedade e de todos que trabalham pela construção de um futuro melhor para o Brasil.

CIDADE

pt-br

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281694028485212

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.