Extra Digital

FESTIVAL LED COMEÇA AMANHÃ

Evento no Rio trará especialistas do mundo inteiro para debater novas práticas de ensino em sala de aula que aliem saberes, tecnologia, consciência social e inclusão

Bruno Alfano e Pâmela Dias brasil@oglobo.com.br

LOCAIS Os encontros serão realizados no Museu de Arte do Rio e no Museu do Amanhã

Começa amanhã a 1ª edição do Festival LED — Luz na Educação, com workshops, palestras de especialistas de renome nacional e internacional, exposições, oito oficinas e experimentações que vão oferecer uma verdadeira imersão no mundo da educação em dois museus do Rio de Janeiro. O evento, que acontece sexta-feira e sábado, é um pilar do Movimento LED, que tem como objetivo estimular práticas inovadoras na educação brasileira.

Logo na abertura, o evento promoverá um superencontro que terá a presença da professora e coordenadora do grupo de pesquisa Coletivo Angela Davis, Angela Figueiredo; da escritora e professora Conceição Evaristo; e do cantor Emicida. O trio debaterá a construção de uma educação crítica e antirracista, com mediação da jornalista da GloboNews Aline Midlej.

Além disso, a programação do evento também conta com palestras do economista Eduardo Giannetti e da futurista americana Amy Webb, autora, fundadora e CEO do Future Today Institute. Conhecida e respeitada por suas previsões tecnológicas, Amy participará virtualmente em mesa com mediação da jornalista e apresentadora do programa “Fantástico”, da TV Globo, Maju Coutinho. Em pauta, cenários e tendências para o futuro da educação.

— O LED é o único evento no Brasil que ajuda a dar visibilidade a projetos educacionais que têm a capacidade de transformar milhares de vidas. A ideia do festival, além de reconhecer iniciativas inovadoras, é ampliar o debate entre especialistas renomados, professores e alunos e pensar a educação do futuro no presente — explica Cristovam Ferrara, head de valor social da Globo.

EVENTO É TAMBÉM VIRTUAL

Os encontros serão realizados no Museu de Arte do Rio (MAR) e no Museu do Amanhã, ambos no Centro do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo, e os interessados ainda podem se inscrever em redeglobo.globo.com/movimentoled-luz-na-educacao. Neste endereço virtual, também é possível conferir a programação completa.

O Festival LED — Luz na Educação é realizado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma “Educação 360 – Conferência Internacional de Educação”, da Editora Globo, com patrocínio de Invest.Rio e apoio do Coppead.

A programação terá oito oficinas tratando de temas cada vez mais indispensáveis nas salas de aula, como saúde mental, educação antirracista, redes sociais, narrativas transmídias, escrita educativa para professores, entre outros. As oficinas estão disponíveis para pré-inscrição.

Também haverá um encontro entre os integrantes dos programas do GNT “Papo de Segunda” e “Saia Justa”, em que eles vão compartilhar suas vivências na área de educação e debater as conexões entre aprendizagem e cultura. No papo, estarão o humorista Fábio Porchat, o filósofo Chico Bosco, a cantora Larissa Luz e a atriz Luana Xavier, que vão receber a cantora Iza para uma conversa.

Roberta Ferraz, gerente de projetos especiais e coordenadora-geral do Educação 360, afirma que a parceria com o Movimento LED inaugura uma nova fase da plataforma Educação 360.

— Encontrar caminhos para eliminar a exclusão social através da educação é decisivo para o desenvolvimento do país. Nenhuma nação desenvolvida chegou lá sem ter investido em educação. Defender a educação de qualidade, estimulando o debate ao redor das melhores práticas e de iniciativas bemsucedidas, tem sido há anos o objetivo diário das nossas marcas, em especial o EXTRA, o Globo e o Valor Econômico — afirma Ferraz.

Um espaço exclusivo do Instituto Alana, que promove o direito e o desenvolvimento integral da criança, permitirá aos visitantes experimentarem e entenderem a importância de fomentar novas formas de bem viver.

— A programação foi pensada para que o público não apenas escute, mas experimente uma nova educação, em que crianças e adolescentes são protagonistas e não apenas receptores — explica a diretora de educação e culturas infantis do Alana, Raquel Franzim.

O festival terá o anúncio dos vencedores do Desafio LED — Me Dá Uma Luz Aí! No primeiro dia do evento, no Rio de Janeiro, os dez finalistas participam da terceira oficina de Design Thinking, mediada pela Mastertech, parceira na iniciativa. É a última etapa do processo, e o evento de premiação está reservado para o dia seguinte.

CIDADE

pt-br

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

2022-07-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281681143583324

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.