Extra Digital

BARREIRA DO VASCO

Cruz-maltino se firma como time com sistema defensivo forte e seguro e cresce na Série B do Campeonato Brasileiro

Bruno Marinho bruno.marinho@extra.inf.br

▶ O Vasco que joga feio ao menos começou a vencer. Três vitórias nos últimos quatro jogos na Série B colocaram a equipe de Zé Ricardo bem na briga por uma vaga no G4. Tudo isso fruto de uma defesa que se consolida como uma das mais eficientes do futebol brasileiro na temporada. Ter sobrevivido ao bom ataque do Bahia, no domingo passado, serviu como prova de fogo.

Os números são de destaque, colocam o sistema defensivo do Vasco entre os principais do futebol brasileiro, quando comparado também aos números de equipes da primeira divisão. Guardadas as devidas proporções de nível e adversários, ainda assim o setor faz por merecer os elogios.

O cruz-maltino sofreu dois gols em um jogo em apenas três oportunidades, contra

Nova Iguaçu, Fluminense e Flamengo. Aparece entre as dez melhores defesas entre os 40 times das Séries A e B em número absoluto de gols sofridos e na média por jogo.

O jogo contra o Bahia mostrou como o Vasco aprendeu a atuar em 2022: sem a bola, com as linhas recuadas e tentando transições rápidas para o ataque. São muitas saídas à base dos lançamentos longos. O famoso balão na direção do centroavante, às vezes. O time constrói pouco, mas também fica pouco exposto ao contra-ataque rival. Domingo, teve 42% de posse e apenas quatro chutes a gol do Bahia foram na direção de Thiago Rodrigues.

O goleiro é uma das razões para o Vasco ser pouco vazado. Ele completará 34 anos em outubro e concilia o bom momento técnico com a experiência acumulada desde 2009, quando estreou como profissional, no Rio BrancoPR. Outro jogador em boa fase é Yuri Lara, primeiro volante à moda antiga, muito efetivo nos desarmes, mas com poucos recursos com a bola. Sem contar com as estatísticas da partida entre Ituano e Grêmio, realizada ontem, é o quarto maior ladrão de bolas da competição.

Soma-se a isso a montagem do time, que privilegia a contenção. Zé Ricardo atua com dois laterais que vão melhor na fase defensiva Gabriel Dias e Edimar. Exige de todos dedicação grande na marcação. Gabriel Pec, contra o Bahia, foi quem mais teve desarmes, quatro.

Quinta-feira, contra o Guarani, em Manaus, o Vasco pode ter desfalques de jogadores mais diretamente ligados a essa boa fase defensiva. Yuri Lara recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. O lateral-direito Gabriel Dias, com dores no joelho direito, é dúvida. Nenê está fora, suspenso.

Contra o Guarani, na quinta-feira, Yuri Lara está fora e Gabriel Dias é dúvida

JOGO EXTRA

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282200834523725

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.