Extra Digital

Liga: clubes se encontram

Bloco se reuniu ontem, no Rio de Janeiro, com a presença de dirigentes de Atlético-MG e Internacional

Athos Moura athos.moura@oglobo.com.br

▶ Dirigentes de 25 clubes das Séries A e B que não aderiram à Liga Brasileira de Futebol (Libra) realizaram uma reunião ontem, no Rio de Janeiro, e decidiram criar uma comissão para negociar com o outro grupo a criação da liga. Dois clubes, que até então não haviam aderido a nenhum bloco, participaram do encontro e estarão presentes na comissão através de seus presidentes: Atlético-MG e Internacional. Os mandatários de América-MG, Fortaleza e Fluminense e um membro da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que representará os clubes da Série B do Brasileiro, completam a comissão.

O principal quesito a ser debatido são os critérios de engajamento, que segundo o grupo, não são claros. Uma reunião deve ser marcada em breve, mas ainda sem data.

O presidente do AtléticoMG, Sérgio Coelho, disse que recentemente teve uma reunião com o presidente do São Paulo, Julio Casares — membro da Libra —, e que os números propostos por eles já não são os mesmos. A ideia inicial da Libra era 40% de pagamento igual a todos, 30% por desempenho e 30% por engajamento, enquanto o bloco dos demais clubes queria 50%, 25% e 25% respectivamente. Há, agora, uma sinalização de entendimento em 45-25-30.

Sérgio Coelho afirmou que os grupos agora estão “sentados do mesmo lado da mesa”.

— Hoje tem quarenta e poucos por cento de pagamento igual. Próximo de 30% de divisão por performance. O que dá o desequilíbrio é o engajamento. Se negociarmos essa questão, não vai ter disparidade — salientou o cartola atleticano.

Reunião

O principal quesito a ser debatido são os critérios de engajamento

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, evitou falar em números e afirmou que agora o debate é técnico.

— Falar de número agora é simplesmente complicar uma situação de sentar na mesa para tentar tecnicamente discutir. Todos nós queremos uma liga de clubes. Nós queremos os 40 (clubes) juntos, mas entendemos que os critérios de divisão têm que ser diferentes daqueles propostos por eles — destacou o presidente do clube das Laranjeiras.

Estiveram presentes América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Athletico, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Chapecoense, Brusque, CSA, CRB, Náutico, Criciúma, Guarani, Londrina, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova.

JOGO EXTRA FUTEBOL

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282157884850765

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.