Extra Digital

Do gospel ao pop: a transição de Jotta A na vida e na arte

Leonardo Ribeiro leonardo.ribeiro@extra.inf.br

▶ Jotta A está vivendo no paraíso. E não só pelo trocadilho bíblico com “Éden”, seu primeiro single em uma nova era na música pop. Mas é que desde que começou a sua transição de gênero, o ex-cantor gospel e agora cantora, está feliz em poder viver como realmente é.

— Estou me sentindo muito leve, tirei um peso das costas. Tão bom viver a nossa realidade e eu poder lançar uma música que fala da minha nova fase na carreira e na vida. A minha transição é o primeiro capítulo de muitas outras histórias que quero contar — diz ela, de 24 anos.

Rondoniense, natural de Guajará-Mirim, Jotta A fez sucesso cedo como cantor gospel ao vencer, aos 12 anos, um programa de calouros de Raul Gil. Mais tarde, chegou a receber indicação ao Grammy Latino na categoria música religiosa. Passar pela transição agora a fez abrir mão de estabilidade. Mas nada se compara com a paz que carrega.

— Fazia em média de dez a 15 shows por mês. Tinha uma estabilidade grande. Desde que saí do concurso do Raul Gil, a minha vida, e da minha família, mudou muito. Eu estava vivendo as etapas de uma carreira bem-sucedida. Foi preciso abrir mão de algumas coisas ao fazer a transição, mas foi para conquistar algo muito mais valioso.

O processo de se tornar mulher começou, na prática, há dois anos. Primeiro, com terapia, depois com o uso de hormônios. E o assunto se tornou público mês passado.

— Sei que minha história está gerando debates. E é só por meio de discussões que se consegue avançar. Gosto de ver pessoas abrindo a mente.

E a artista consegue fazer a análise de quem está disposto a aprender e derrubar preconceitos só de observar os seguidores e as pessoas ao redor. Mas sabe também que tudo é feito em etapas. A reação da família é um exemplo.

— Para nós, transexuais, a transição é algo já claro, mas é preciso ter paciência com as pessoas, é um processo. A minha família, pouco a pouco, tem me apoiado. Agora, principalmente, conto com minha irmã e meus sobrinhos.

Na família, a cantora conta principalmente com a irmã e as sobrinhas

SESSÃO EXTRA

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281891596878413

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.