Extra Digital

Saiba o que fazer para não cair na malha fina

Contribuintes têm até o dia 31 para entregar a declaração e evitar problema com a Receita

Taís Codeco tais.codeco@oglobo.com.br

▶ O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 está se aproximando. A Receita Federal prorrogou a data limite para que contribuintes prestem contas ao Fisco, o último dia para preencher a declaração é 31 de maio. Os declarantes, porém, precisam ter atenção nas informações prestadas para evitar cair na malha fina e ter problemas com a Receita Federal.

De acordo com a Receita, só no ano passado mais de 860 mil declarações foram retidas em malha por omissão de rendimentos — esse número equivale a 2,4% do total de contribuintes que prestaram contas ao órgão. Alguns erros ou divergências de informações podem fazer com que o contribuinte caia na malha fiscal e tenham problemas ao prestar contas ao Fisco.

— A Receita tem acesso a informações como informes disponibilizados pelas fontes pagadoras de rendimentos, informes das operadoras de saúde, informações constantes dos cartórios de registros de imóveis, Secretaria da Fazenda e outras — Explica a advogada Vanessa Cardoso, sócia da área tributária do Sfera Law.

Quando acontece o cruzamento de informações realizado pela Receita Federal, o qual identifica inconsistências ou divergências entre as informações reportadas pelos contribuintes nas respectivas declarações de imposto de renda e aquelas constantes das bases de dados que a Receita, o contribuinte poderá ficar retido no pente fino do leão.

Já entregaram a declaração, até ontem, 20 milhões de brasileiros. A expectativa do órgão é de que 34,1 milhões de cidadãos enviem o documento até o último dia de maio. Mas é importante atentar para algumas regras básicas para evitar ter dor de cabeça. Confira ao lado.

GANHE MAIS

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281809992499789

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.