Extra Digital

Mais de 3 mil atrasados para prova de vida

Julia.silva@oglobo.com.br

▶ Mais de 3,7 mil servidores inativos e pensionistas nascidos no mês março não realizaram a prova de vida dentro do prazo, entre 11 e 25 de março. A lista com os nomes dos 3.774 faltantes foi publicada pelo Rioprevidência no Diário Oficial da última sexta-feira — representa cerca de 21% em um universo de 17.934 beneficiários.

Para não correrem o risco de terem o benefício cortado, os aposentados e pensionistas têm até o final de maio para ir a uma agência do Bradesco munidos de documento de identificação, CPF e comprovante de residência para realizar a prova de vida. Caso não regularize a situação, o valor já será suspenso já no mês de junho.

O valor será restabelecido se o beneficiário voltar para regularizar a situação até seis meses depois do final do prazo, ou seja, até outubro deste ano. Se no intervalo a pessoa não comparecer para fazer a prova de vida, o benefício será suspenso em definitivo. Somando os meses de janeiro, fevereiro e março, 9.239 beneficiários estão com o pagamento atrasado.

Gravidez e licenças agora contam como tempo de serviço

▶ Servidores estaduais em estágio probatório não podem ter a contagem de tempo suspensa em caso de gravidez, licença-maternidade e licençapaternidade. A Lei Complementar 202/22 foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) na última quinta-feira, depois de ter sido aprovada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O texto defende que o tempo em que o servidor estiver licenciado, nesses casos, deve contar para a Avaliação Especial de Desempenho, e vai valer para contagem de triênios e demais gratificações por tempo de serviço.

Maioria ainda não fez a declaração de bens no Sispatri

▶ Apenas um em cada quatro servidores estaduais fizeram a declaração de bens no Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual (Sispatri). O documento foi enviado por 46 mil dos 181 mil servidores públicos, já se aproximando do final do prazo para enviar a declaração, no dia 30 de junho. Para 2022, diferente dos anos anteriores, o Estado do Rio lançou uma nova plataforma para a regularização do Sispatri, que antes era realizada através do Portal do Servidor estadual. O cadastro pode ser feito pelo site http://www.sispatri.rj.gov.br/.

GANHE MAIS

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281797107597901

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.