Extra Digital

Chove granizo e temperaturas devem cair no Rio

▶ A previsão do tempo para ontem era de céu nublado e chuva fraca. Mas, no início da tarde, os moradores do Rio foram surpreendidos por uma chuva de granizo. A Defesa Civil da capital emitiu um alerta para chuvas fortes. O fenômeno também aconteceu em Niterói, São Gonçalo e alguns municípios da Baixada Fluminense.

De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, a chuva de granizo foi decorrente de uma frente fria que chegou ontem no estado e que provocou a formação de nuvens carregadas sobre a cidade do Rio e Região Metropolitana.

— Além da frente fria, há uma circulação de vento entre a superfície e as camadas intermediárias da atmosfera, provocando a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, de grande desenvolvimento vertical que, por vezes, podem provocar tempestades localizadas, com ventania e granizo — explica o meteorologista Marcelo Pinheiro.

A frente fria segue atuando sobre a região Sudeste. Hoje ainda deve chover no estado do Rio de forma generalizada, inclusive na capital, no entanto, sem risco de temporal e, consequentemente, de granizo. A recomendação, segundo Marcelo Pinheiro, é evitar áreas descobertas.

— Para quem estiver a pé ou dirigindo, o ideal é procurar locais abrigados, até por conta de incidência de raios. Se houver a possibilidade de procurar um posto de gasolina, algum lugar de proteção, é o mais indicado.

A semana segue com tempo instável e possibilidade de chuva pelo menos até quintafeira. Amanhã, a temperatura cai, e os termômetros podem marcar até 13 graus de mínima. Também neste dia começa o aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil, com previsão de ondas de até 3 metros de altura, com início às 9h.

Para quinta-feira, mais frio. A temperatura deve variar entre 21 graus e 10 graus. De acordo com o Alerta Rio, poderá haver rajadas de vento de fortes a muito fortes por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, principalmente no litoral da cidade.

CIDADE

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281676848513613

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.