Extra Digital

Trilhos são asfaltados, e trem para

Prefeitura de Magé cobre parte da linha férrea e interrompe circulação

Felipe Grinberg felipe.grinberg@oglobo.com.br

▶ Durante uma ação para tapar buracos na cidade, a Prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense, asfaltou parte da linha férrea que corta a cidade. Por causa da intervenção, a circulação de trens na extensão de Guapimirim foi suspensa temporariamente por uma hora e meia na tarde de ontem.

A obra foi feita no bairro do Suruí. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos trens parado logo antes do trecho que foi asfaltado, que faz cruzamento com uma rua.

Ao verem os trilhos cobertos, moradores da região se reuniram e eles próprios removeram a intervenção da prefeitura. Usando enxadas e outras ferramentas, conseguiram liberar os trilhos antes da chegada de equipes da SuperVia ao local.

Nas redes sociais, as imagens que mostram o trem parado logo antes do trecho asfaltado viralizaram, e internautas ironizaram a obra. Na página da Prefeitura de Magé, moradores cobraram obras de infraestrutura em outros pontos. Uma moradora pediu à prefeitura uma intervenção no Parque Caçula, um dos bairros

Moradores da região se reuniram e removeram o asfalto com enxada e outras ferramentas

da cidade. Segundo o post, um dos bueiros próximo a sua casa foi tampado, formando bolsões d’água quando chove.

Procurada, a prefeitura pediu desculpas à população, afirmou que a falha foi corrigida assim “que o erro do encarregado de asfalto da Operação

Tapa-Buraco que estava acontecendo no local foi identificado”. “Esse encarregado já foi afastado das funções. Trata-se de um caso isolado. A Secretaria de Infraestrutura realizou mais de 400 operações como essa em 2021 e todas com sucesso. O tráfego de trens foi restabelecido imediatamente”, diz trecho do comunicado.

‘GRAVE RISCO’

Em nota, a SuperVia afirmou que a circulação foi normalizada na região. “Tão logo soube do fato, uma equipe da concessionária foi ao local para a retirada do material e liberação da via, mas os próprios moradores da região já haviam retirado o asfalto. A equipe da SuperVia fez a vistoria do local e liberou a circulação. A SuperVia considera o asfaltamento da linha férrea um grave risco à operação dos trens e, consequentemente, à integridade de clientes e colaboradores, além de impactar negativamente na operação com a necessidade de paralisação temporária das viagens”, declarou a concessionária.

CIDADE

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281668258579021

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.