Extra Digital

‘2022 servirá para derrotarmos o fascismo’, diz Marcelo Freixo

Pré-candidato ao governo do Rio pelo PSB diz que sua aproximação com as igrejas é genuína

Bernardo Mello, Jan Niklas e Miguel Caballero politica@oglobo.com.br

Pré-candidato do PSB ▶ ao governo do estado, o deputado diz que o Rio virou uma sociedade miliciana e defende diálogo com as igrejas.

Segundo colocado nas pesquisas para o governo do Rio, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) diz que não é artificial sua aproximação com igrejas e economistas liberais, afirma que seria melhor PT e PSB terem apenas um candidato ao Senado e alfineta o governador Cláudio Castro: “É mais um Sérgio Cabral. Anda de helicóptero e faz festa que só falta o guardanapo”.

O senhor está montando uma aliança de esquerda para apoiá-lo, mas a sua legenda e o PT seguem insistindo em lançar dois candidatos ao Senado (o deputado federal Alessandro Molon e o deputado estadual André Ceciliano). Qual dos dois prefere para concorrer?

Não me cabe. Isso passa pelas direções nacionais de PT e PSB. Juridicamente é possível lançar dois candidatos, mas acho importante que se tenha apenas um para vencermos a eleição.

Mas nenhum dos dois sinaliza que vai ceder, e Ceciliano disse que, se Molon não retirar, o PT pode sair da sua coligação para o governo do Rio…

Não há hipótese de o PT sair da chapa. A coisa mais importante que existe é preservar a aliança, e os dois partidos querem muito ganhar a eleição para o governo do Rio. E para ser muito sincero, é governador que ajuda a eleger senador, não o contrário, né?

Te incomoda a proximidade de Ceciliano com o governador do Rio e a defesa que setores do PT fazem de uma chapa informal batizada de “CastroLula”?

Ceciliano esteve comigo semana passada em uma agenda numa universidade e deixou claro na fala que sou eu o candidato a governador dele. O PT fez uma reunião de seu diretório e, por 53 votos a três, decidiu pelo apoio à minha candidatura. Isso está completamente superado. Nós temos um lado, isso é dito por Lula, e esse lado tem que ganhar a eleição. Política se faz com lealdade e eu a tenho para com a campanha do Lula por entender que ela é muito importante para o Brasil neste momento. Ao contrário do Cláudio Castro, que todo mundo sabe que é da base do Bolsonaro, mas que finge que não é.

O senhor trocou o PSOL pelo PSB por entender que precisava deixar a imagem de radical para vencer uma eleição majoritária?

Nunca tive essa imagem de radical, muito pelo contrário, minha atuação no Parlamento sempre foi de diálogo. A ida para o PSB amplia a capacidade de união, temos seis partidos na aliança, uma parceria que o campo progressista nunca teve no estado. Precisamos desta capacidade de unir diante do que está acontecendo no Brasil e no Rio. O que Bolsonaro e Cláudio Castro representam no Brasil e no Rio, mais do que uma aliança política, é uma sociedade miliciana. Milícia está para o Rio assim como o garimpo está para o Brasil: arma, crime ambiental, violência, ilegalidade e exploração. É um projeto de sociedade que ameaça as instituições. A eleição de 2022 servirá para derrotarmos o fascismo no Brasil.

Em campanhas anteriores, o senhor não aparecia em agendas em igrejas e cultos e agora já foi fotografado em reunião de obreiros na Assembleia de Deus de Madureira. Isso não soa forçado apenas no ano eleitoral?

Primeiro que ir à igreja não é pecado. E segundo que é fundamental hoje dialogar com todas elas para criar uma relação com a juventude nos territórios desiguais do Rio. A igreja faz o cara parar de beber, parar de bater na mulher. Faz o dinheiro ser mais bem aproveitado por uma família. Essa experiência positiva da igreja a gente quer.

Hoje Bolsonaro é apoiado pelas principais lideranças evangélicas brasileiras. Por que a esquerda se distanciou do segmento?

A esquerda tem uma relação de origem muito próxima da Igreja Católica e, acho, que não conseguiu acompanhar o significado do crescimento das igrejas evangélicas, que tem uma relação direta com o abandono do poder público e a desigualdade social. Nós temos que buscar o que temos de comum e não o que temos de idêntico.

Concorda ser impossível evitar que lideranças como Edir Macedo, da igreja Universal do Reino de Deus, e Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, façam campanha negativa contra o senhor?

Não estou barganhando esse apoio, quero conversar sobre o futuro do Rio, e boa parte dos pastores não são necessariamente ligados a grandes organizações. Eles têm todo o direito de fazer campanha contra. Depois da eleição, se estivermos fazendo um bom governo e quiserem elogiar, também serão bem-vindos.

Neste contexto de necessidade de atração do segmento evangélico, Lula errou ao falar recentemente que “todo mundo deveria ter direito ao aborto”?

Quem sou eu para dizer o que o Lula deve ou não falar? Acho que a pauta da campanha é a vida real das pessoas. Sou candidato a governador para enfrentar o crime organizado, para melhorar emprego, investimento, garantir que toda criança seja alfabetizada na idade certa.

Assim como a aproximação das igrejas evangélicas, o movimento de se conectar com figuras como Armínio Fraga também ocorre pela necessidade eleitoral”?

Não é necessidade eleitoral, é necessidade civilizatória. O Rio e o Brasil voltaram a ter fome. O desemprego no Brasil é de 11%; no Rio, é de 14%. Temos o segundo PIB e é o 18º estado em arrecadação. Essa realidade tem que ser suficiente para a gente entender que tem que dialogar com todo mundo. O Rio não pode ter mais um Sérgio Cabral, e está tendo com Cláudio Castro. O cara não para de passear de helicóptero. O cara faz uma festa que só faltou o guardanapo.

O PT fez uma reunião de seu diretório e, por 53 votos a três, decidiu pelo apoio à minha candidatura. Isso está completamente superado>>

O Rio não pode ter mais um Sério Cabral, e está tendo com Cláudio Castro. Não suportaremos mais um governador preso>>

Não suportaremos mais um governador preso.

O senhor gostaria de um vice com o perfil do Alckmin?

Eu defendi o Alckmin, que tem experiência muito profunda de gestão. É uma pessoa que vai trazer grandes ganhos para o Brasil no governo Lula. Não se trata aqui de ter um Alckmin, mas acho importante alguém que amplie e tenha capacidade de diálogo com a sociedade.

O senhor tentou, mas não conseguiu o apoio do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), nesta eleição, mesmo tendo apoiado ele nos segundos turnos de 2018 e 2020. O que houve?

Se ele me apoiar no segundo turno, quita isso. Meu diálogo com Eduardo sempre foi muito bom e respeitoso. Ele tem todo o direito de querer um projeto próprio, mas acho que a situação no Rio será muito polarizada. E não tenho dúvidas de que o Eduardo não está nesse campo do Cláudio Castro.

O senhor apoiaria a reeleição

dele para prefeito em 2024?

Se houver um projeto de médio e longo prazos para o Rio, eu não teria problema nenhum de ter o Eduardo dentro desse projeto.

O senhor sempre foi muito crítico sobre letalidade policial, mas tem evitado se manifestar publicamente sobre operações recentes, como a que deixou 28 mortos no Jacarezinho. É para atrair um eleitor a mais?

Mais do que ficar postando alguma coisa nas redes sociais, eu fui ao Jacarezinho conversar com os moradores. Assim como converso há mais de um ano com setores da polícia. Não tem contradição nisso. Aquela operação, ao morrer um policial no início dela, deveria ter sido suspensa.

Um governo Freixo teria operações em favelas com o uso do caveirão?

Qualquer coisa tem que ser com protocolo. Estamos discutindo caveirão e não temos colete à prova de bala para os policiais. Estão vencidos. O ticket refeição de um policial civil custa R$ 12, ele não consegue comer. A formação desse policial é precária. O recado que eu quero dar para a tropa é que as promoções serão justas e transparentes, que vai ter valorização de carreira, investimento pesado no treinamento e uma corregedoria forte.

No atual governo, as polícias Militar e a Civil ganharam status de secretarias. O senhor vai recriar a Secretaria de Segurança Pública?

Acho que precisamos entender como as secretarias funcionam melhor. Podemos criar um comitê, uma superitendência que discuta a política de segurança a partir das duas secretarias de polícia, com a Seap (secretaria de Administração Penitenciária) e a pasta de Assistência Social, que são estratégicas para esse planejamento.

O senhor pretende manter o regime de recuperação fiscal?

Nós vamos ter absoluta responsabilidade fiscal, mas no futuro governo eu vou sentar com o Lula, que será o presidente, e dizer: “O senhor tem que ajudar o Rio de Janeiro no que diz respeito à possibilidade de trazer investimento”. O Rio tem uma crise de receita e de credibilidade. Então, renegociar a dívida (com a União), no sentido de que não é calote. Mas de que o Rio tem um potencial de crescimento muito grande. Vamos refazer o Comperj (Complexo Petroquímico de Itaboraí)? E não só o gasoduto Rota 3, que é importante e a gente quer, mas trabalhar com refinaria também. E para além disso, o Rio pode ser o lugar da agenda climática do século 21, com reflorestamento da Mata Atlântica que gere produção de alimentos e cosméticos em três anos, que gere emprego.

O marqueteiro Renato Pereira, que trabalha em sua pré-campanha, confessou em delação premiada ter recebido caixa dois em campanhas como a do ex-governador Sérgio Cabral. O senhor pesou isso ao contratá-lo?

Renato não deve nada na Justiça. É um profissional competente, que trabalha comigo da forma mais honesta e limpa, e minha relação com ele é daqui para frente. Enfrentei o Cabral todos os anos da minha vida.

Como o senhor pretende responder a críticas ao envolvimento do PT, que está na sua aliança, com casos de corrupção?

Lula foi inocentado, todas as suas denúncias foram anuladas e hoje ele é candidato garantido pela Justiça. Ficou claro que as acusações eram eivadas de irregularidades.

<<

<<

Mas não apenas em relação ao Lula. Houve uma gama de acusações em relação aos governos do PT, à Petrobras...

Tem que lidar com muita tranquilidade. É evidente que houve erros, tem coisas que não se pode repetir. Não há problema algum em reconhê-los. Cabe ao PT fazer o seu debate sobre o que foi o governo do PT, do qual eu não fiz parte.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281496459887181

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.