Extra Digital

Para aprender sobre o passado e se divertir

Babalorixá lança livro infantil com a história do Quilombo de Bongaba, em Magé

Isabela Aleixo isabela.aleixo@extra.inf.br

▶ Uma história que começa em 1696, com a construção da Igreja Nossa Senhora da Piedade do Inhomirim, em Magé, deu vida à mais recente obra do babalorixá Pai Paulo José de Ògún. O livro infantil “Quilombo Quilombá: uma história de resistência do Ilé Àse Ògún Àlákòró” desvenda a riqueza histórica do Quilombo Quilombá de Bongaba.

Com ilustrações do quilombola Felipe Carvalho Mateus, o livro conta de forma resumida a história dos mais de 300 anos de resistência dos descendentes de africanos escravizados que vivem em Bongaba. O Quilombo é reconhecido e certificado pela Fundação Palmares desde 2017. Segundo pai Paulo José, a ideia surgiu da necessidade de fazer com que as crianças da comunidade sintam orgulho de sua própria história:

— É para que as crianças, desde já, possam se sentir pertencentes e empoderadas, para que elas não tenham vergonha de dizer “eu sou quilombola”. Se as nossas crianças não entenderem quem elas são, o que elas fazem aqui, para que elas estão aqui, a gente perde tudo isso que se adquiriu.

No Quilombo Quilombá vivem cerca de 250 famílias com 800 crianças. Os livros foram distribuídos para escolas e bibliotecas, e pai Paulo José tem sido convidado para falar com os estudantes sobre a importância da memória e história quilombola.

— Nesse mês de Consciência Negra poder lançar esse livro e ver essa repercussão nos trouxe muita alegria. A gente está caminhando para ocupar os espaços que queremos, onde a gente deve estar.

Para ele, reconhecer os quilombos como espaço de resistência é uma forma de reverenciar o legado dos povos africanos que foram trazidos à força para o Brasil:

— O Brasil deve muito à ancestralidade, ao povo preto, em tudo aquilo que somos. Então, é importante que os quilombos, de uma forma geral, sejam vistos como este lugar de resistência, de reparação, mas acima de tudo, do empoderamento que nós temos através de toda a colaboração que a gente traz, do legado deixado pelos nossos ancestrais, dos povos escravizados.

MAIS / BAIZADA

pt-br

2021-11-29T08:00:00.0000000Z

2021-11-29T08:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281801402237126

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.