Extra Digital

Inep garante novo exame do Enem a alunos do Salgueiro

Solicitação deve ser feita até sexta-feira, individualmente; provas serão em janeiro

Bruno Alfano bruno.alfano@extra.inf.br

▶ O Inep informou ontem que os inscritos no Enem 2021 que tiveram sua participação no exame afetada pela operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no último dia 21, terão seus direitos garantidos e poderão fazer uma nova prova. Para isso, no entanto, cada estudante vai precisar fazer a solicitação individualmente. O pedido de reaplicação deverá ser feito na página do participante, entre hoje e sexta-feira. As provas serão realizadas nos dias 6 e 16 de janeiro de 2022.

Em entrevista coletiva, ontem, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que o edital prevê a reaplicação do exame em casos de “razões sérias”. A declaração foi dada depois de ser questionado sobre a situação dos estudantes que moram no Complexo do Salgueiro.

— Se houve razões sérias, toda a impossibilidade está prevista no edital. O que eu quero é que todo aluno tenha acesso. Se houve algum problema de ordem logística ou de trânsito, algum tipo de enfermidade, está tudo previsto no edital, eles terão a prova aplicada, sim — disse Ribeiro.

No primeiro domingo do Enem, cerca de 501 candidatos inscritos e direcionados para os seis locais mais próximos do Complexo do Salgueiro não compareceram em decorrência da operação policial que deixou nove mortos e uma idosa baleada.

QUESTÕES DEFASADAS

O segundo dia da prova do Enem, ontem, indicou a defasagem do Banco Nacional de Itens (BNI), repositório de questões do exame que não é atualizado desde 2018. A ausência mais clara nas provas foi a pandemia de Covid-19.

— Uma marca registrada do Enem sempre foi o atualismo das questões. Mas temos visto essa defasagem nos últimos anos. Isso é ruim porque os alunos não ficam tão atentos à atualidade — diz Vicente Delorme, diretor do Colégio pH.

POLÍCIA

pt-br

2021-11-29T08:00:00.0000000Z

2021-11-29T08:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281728387793094

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.