Extra Digital

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19

Passageiro está isolado e é preciso esperar para saber se foi infectado por nova variante

Anvisa disse que não é ▶ possível saber se ele foi infectado pela variante Ômicron. O passageiro desembarcou em Guarulhos, São Paulo.

▶ SÃO PAULO - Um passageiro brasileiro vindo da África do Sul que desembarcou em Guarulhos, São Paulo, no sábado, em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para Covid-19. Segundo a Anvisa, ainda não se sabe se ele estaria com a nova variante Ômicron. O resultado do sequenciamento genético pode levar até cinco dias para ficar pronto. O homem tem 29 anos, é morador de Guarulhos, está assintomático e passa bem. Ele mora com os pais e deverá ficar em isolamento por 14 dias.

O rapaz chegou ao Brasil com teste negativo e assintomático. Após sua chegada, no entanto, a Anvisa foi informada às 21h12 do próprio sábado sobre o resultado positivo de novo teste de

RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto mesmo.

Diante do cenário, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 de ontem, domingo. A Vigilância epidemiológica do município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Segundo o secretário de Saúde do município, Ricardo Rui, o resultado do sequenciamento genético, que informa qual variante do coronavírus infectou o paciente, é feito no Instituto Adolfo Lutz e leva alguns dias para ficar pronto.

— É importante dizer que ainda não sabemos qual é a cepa que causou a infecção. A amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz e deve demorar entre três e cinco dias para ter o resultado do sequenciamento — salientou.

Segundo Rui, a prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde na sexta-feira que seja providenciada barreira sanitária no Aeroporto de Guarulhos, uma vez que, além dos passageiros, as tripulações de voos comerciais e de carga também passam entre um e dois dias hospedada em hotéis da cidade até retornar à origem em outro voo.

De acordo com o Ministério da Saúde, passageiros que estavam no mesmo voo também serão rastreados e monitorados. O governo do estado de São Paulo solicitou à companhia aérea a lista dos passageiros para detectar e rastrear pessoas que tiveram contato com o infectado.

Por causa da nova variante Ômicron, o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países localizados no Sul da África: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Essa medida entra em vigor a partir de hoje. A Anvisa também recomendou, no sábado, que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia sejam incluídos na lista de países sujeitos a restrições de voo.

Resultado do sequenciamento genético apontará se é Ômicron ou não

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-11-29T08:00:00.0000000Z

2021-11-29T08:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281483574657222

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.