Extra Digital

‘Namorei MILHÕES de atrizes que ninguém sabe’

LEONARDO FERREIRA lferreira@extra.inf.br

Bandana na cabeça, óculos escuros e acelerando nas estradas a bordo de sua Harley-Davidson. Taumaturgo Ferreira não perdeu aquela imagem de rebelde, muitas vezes alimentada pelos inesquecíveis personagens que viveu na TV. Aos 65 anos, ele também segue galã, como mostrou ao postar recentemente fotos suas despido no Instagram, rendendo cantadas de mulheres e homens. Rebelde sim, mas não bad boy. Simpático e disponível para falar sobre tudo (“Não precisa ser rapidinho”, avisa ele nos primeiros segundos da entrevista), o ator lembra quando foi cancelado publicamente, na época em que o termo nem era usado à exaustão, e critica a exposição exagerada e o ativismo virtual de colegas de profissão.

Embora se defina como “tímido e recatado”, a fase conquistador não ficou de fora. Namorando há dois anos a arquiteta paulista Janne Saviano, de 48, o ator, ex-marido de Malu Mader, entrega ter namorado “outras milhões de atrizes que ninguém sabe”. A partir de 18 de novembro, ele poderá ser visto no filme “Galeria Futuro”, dos diretores Fernando Sanches e Afonso Poyart. O público ainda pode vê-lo em “Renascer”, que voltou e anda fazendo sucesso no Globoplay. A novela que o fez amargar uma longa geladeira. Mas Taumaturgo sabe que rebeldia mesmo é dar a volta por cima, e seguir acelerando.

O GALÃ

“Não gostava de fazer o galã. ‘Top model’, por exemplo, é um trabalho que só fui dar valor depois. Achava chato ser o galã, o máximo que você podia fazer era beijar a mocinha no final. Gosto de fazer palhaçada em cena, fazer personagens mais irreverentes, debochados. Gostei muito de fazer ‘Mandala’ por isso”.

FAMA DE REBELDE

“Isso porque eu usava ósculos escuros à noite, andava de moto... Nos bastidores, nunca fiz essa linha. Sou o primeiro ator a chegar, não brinco em cena, não faço piada. Quem trabalhou comigo, sabe. Eu sempre era chamado por diretores com fama de serem muito rigorosos, como Daniel Filho, Roberto Talma e Walter Avancini, que gostava muito de mim. Eles sabiam o ator que eu era no dia a dia. Mas também nunca fiz cara de ator do Actors Studio (famosa escola de teatro em Nova York), dessa história de laboratório para personagem. Tem gente que tira essa banca e quando entra em cena não mostra nada disso. Caio Castro, por exemplo, foi muito criticado por dizer que não gostava de teatro, mas aquele personagem Grego que ele fez numa novela (“I love Paraisópolis”) é um dos trabalhos mais geniais que já vi na TV. Assim como Murilo Benício como Tufão em “Avenida Brasil’”.

‘RENASCER’

“Foi a novela que me cancelou. Fui cancelado porque me expulsaram de ‘Renascer’ no capítulo 50. Na hora, eu não liguei porque tinha feito a novela com o máximo de dedicação. Engraçado que quando fui escalado, um astrólogo amigo meu disse que eu ia fazer um trabalho polêmico, só que achei que seria uma polêmica boa. Minha carreira vinha numa ascensão. Vinha de ‘Araponga’, de ‘Top model’, que tinham sido grandes sucessos. Até chegar ‘Renascer’ eu estava com moral. Eu vinha nesse movimento. Na novela, meu nome era o último: Taumaturgo Ferreira como fulano de tal. Mas o personagem não era crível, e se o autor (no caso, Benedito Ruy Barbosa) não está entusiasmado com você, em escrever para você, não tem jeito, e me tiraram da novela”.

GELADEIRA

“Comecei a perceber que tinha muita gente com raiva de mim. A gente nunca sabe, mas quando você dá uma tropeçada, aparece sempre alguém para chutar cachorro morto. Nas ruas, eu percebia que as pessoas aprovavam meu trabalho. Aquilo refletiu durante muitos anos na minha carreira e percebi que estava cancelado. Demorou muito tempo para passar. Foi o caos na minha vida. Fiquei seis anos na geladeira. Ótimo que depois pude dar a volta por cima. Voltei em ‘O cravo e a rosa’ e depois fiz ‘Celebridade’. As duas grandes sucessos”.

MALU MADER

“Nós não estávamos mais casados quando fizemos ‘Top model’, mas as pessoas demoraram muito para sacar. Na época, existiam poucos veículos, não tinha internet. Eu e ela formamos uma bela parceria, dentro e fora de cena. A gente fazia a novela e a peça ‘Dores de amores’ ao mesmo tempo. Foi um sucesso, a gente estava estourado. Sou amigo da Malu até hoje, nossas famílias são amigas”.

CONQUISTADOR

“A única pessoa que as pessoas sabem é da Malu. Namorei outras milhões de atrizes que ninguém sabe. Quando saí de ‘Renascer’, vieram me propor que eu começasse a namorar alguma atriz muito famosa para andar de mãos dadas por aí e voltar a ficar em evidência, mas nunca foi a minha ficar me expondo”.

INTERNET

“Para mim, a internet já está velha. Hoje parece aqueles cadernos que a coleguinha da turma passava no colégio com milhões de perguntas para você responder. Criei o meu site em 2000 e estava sempre sendo atualizado, agora larguei um pouco de mão, mas tem muita história minha lá. Quando entrei no Facebook, postei algumas coisas, mas já foi também. Eu não tenho Twitter, não estou interessado em ficar dando minha opinião sobre tudo nem saber a dos outros. No Instagram, gosto de fazer minhas piadas, brincadeiras. As pessoas nunca foram agressivas comigo, muito difícil alguém me trolar. Nunca precisei bloquear ninguém”.

EXPOSIÇÃO NAS REDES

“Gosto de controlar minha privacidade. O ator não tem que se expor, não tem que aparecer muito, precisa ter uma vida mais misteriosa. Não tenho interesse que saibam tudo sobre mim. Eu fui burro quando fiquei conhecido. Hoje, eu daria uma entrevista diferente para cada veículo para aumentar esse ar de mistério”.

ATIVISMO VIRTUAL

“Acho um porre as pessoas que querem consertar o mundo pelo Instagram. Quando a pessoa vem com aquele textão, eu passo batido, não tenho saco. Meu objetivo lá é sempre dar risada. Ninguém vai me ver chutando cachorro morto, dando aulinha. Sai todo mundo malhando todo mundo. Tem pessoas conhecidas do público que ficam brigando entre elas e, fora desse ambiente, se dão bem, se divertem juntas. Parece que ficou todo mundo maluco”.

NU NO INSTAGRAM

“Quando postei aquelas fotos não fiz nada de muito diferente do que costumo fazer no meu perfil. Recebi muitos elogios, muita cantada por mensagens diretas, dizendo que eu estava um tesão, que tinha dado água na boca. Muitos homens me cantando também. Atingi meu objetivo que era só dar uma pinta. E só posto foto quando acho que estou bonito”.

‘SOU TÍMIDO E RECATADO’

“Eu mesmo me divulgo sem precisar ficar pedindo favor a ninguém. Admiro quem liga para as pessoas para pedir, mas eu sou tímido e recatado. Eu fiz a novela ‘O cravo e a rosa’ com o Walcyr Carrasco, foi um ótimo momento, mas não vou ligar ou mandar mensagem para ele pedindo trabalho. Tem as telas que eu pinto e eu poderia fazer um página com os meus quadros, mas sou meio tímido também para ficar me autopromovendo”.

‘GALERIA FUTURO’

“O convite para fazer o filme veio do diretor Afonso Poyart, meu ídolo, meu amigo. Fizemos juntos ‘Ilha de Ferro’ (Globoplay). Quando conheci seu trabalho, disse que ele logo estaria em Hollywood e foi o que aconteceu. O cara trabalhou com Anthony Hopkins. ‘Galeria Futuro’ não é uma comédia rasgada, dessas que vemos muito hoje sendo feitas no Brasil. É uma comédia moderna, naturalmente engraçada e os personagens carregam um certa melancolia”.

RETRATOS DA VIDA

pt-br

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282093459943243

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.