Extra Digital

VEJA DICAS PARA TENTAR ECONOMIZAR

FONTE: REINALDO DOMINGOS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCADORES FINANCEIROS (ABEFIN)

EnErgia, água E gás

Banhos longos, luzes acessas e dispositivos ligados na tomada podem consumir muita energia elétrica. O mesmo acontece com o uso de água e gás.

Conta dE cElular, strEaming E caBo

As tarifas das operadoras de celular podem aumentar e, por isso, a recomendação é comparar os valores, e mudar de operadora, se for o caso. Também é preciso cuidado com serviços de streaming e tv a cabo, muitas vezes são contratados e pouco utilizados. Verifique aplicativos pagos e joguinhos de celular.

SupErmErcado

O preço de alguns produtos básicos aumentou muito. A recomendação é fazer uma lista de compras com os itens que são realmente necessários e substituir por marcas mais baratas. Cuidado com as promoções, especialmente se levar em maior quantidade.

REutilizE

Roupas são itens que podem ser reutilizados criando novas peças. A recomendação é pensar em outros itens de sua casa que podem ser reutilizados e não gaste duas vezes.

Gastos com lazEr

Com a inflação, os passeios ficam cada vez mais caros, por isso é recomendado evitar passeios mais custosos. Dê preferência a opções de lazer mais baratas e ao ar livre.

PEquEnos gastos

Esses são os grandes vilões dos orçamentos. Como são gastos pequenos, eles passam despercebidos e, ao final do mês, o valor total pode ser surpreendente. O melhor é evitar pequenos excessos de todos os dias como cafés e lanchinhos, entre outros.

Carro

O combustível é um dos vilões da alta inflacionária. Faça uma análise, pode ser mais econômico deixar de usar o carro no dia a dia, ou mesmo usar aplicativos de transporte e vender o veículo. Mais uma opção pode ser compartilhar viagens e dividir as despesas. Outro fator é manter o carro com a revisão em dia para evitar gastos com manutenção.

GANHE MAIS

pt-br

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282033330401099

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.