Extra Digital

4 dicas para prevenir e acabar com o mofo

Por Casa e Jardim

O mofo (ou bolor) é causado pela ação dos fungos que proliferam em ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade. E essa umidade pode vir de um encanamento furado ou de banhos quentes — quando ocorrem excesso de vapor e pouca ventilação. Para se livrar de vez do mofo, é preciso removê-lo da maneira correta. Confira:

PREVENIR É A SOLUÇÃO

Geralmente as manchas aparecem nas paredes e/ou no teto, mas é importante observar que a porta de entrada da água na casa está nos alicerces e lajes de cobertura, por isso, essas áreas devem ser impermeabilizadas sempre. Uma impermeabilização eficiente protege a casa de toda a umidade, e o ideal é que seja feita antes do acabamento.

MAS E SE O PROBLEMA JÁ EXISTE, COMO SOLUCIONAR?

Para recuperar uma parede mofada, o primeiro passo é realizar a limpeza e a desinfestação do local. Após a secagem, deve-se utilizar produtos de impermeabilização específicos para combater e proteger a parede contra a umidade.

A UMIDADE PODE ESTAR VINDO DE FORA

Nesse caso, é fundamental impermeabilizar as paredes externas e a laje para evitar que a água entre em sua casa.

QUANDO PEDIR AJUDA?

Se a umidade e o bolor estiverem em excesso, comprometendo a resistência da argamassa, com esfarelamento ou desplacamento da parede, pode estar acontecendo um problema mais grave. Nesse caso, o ideal é contar com a ajuda de um especialista para avaliar a situação e indicar o procedimento mais adequado.

MORARBEM

pt-br

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281951726022475

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.