Extra Digital

A polêmica do pop-it

Febre no mundo inteiro, brinquedo indicado para desestressar virou alvo de críticas preconceituosas por conta de suas cores, semelhantes às usadas na bandeira LGBTQIAP+.

Anete vive em Barreiras, na Bahia, e é da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela afirma que acredita no casamento entre homem e mulher e diz não querer “trazer esse brinquedo para dentro de casa”. Frequentador da mesma igreja, o fisioterapeuta Anderson Vian, de 33 anos, discorda. Em seu canal bíblico no YouTube, fez um vídeo criticando a fala do pastor. Ele defende que as cores do brinquedo remetem às do arco-íris, uma “aliança que Deus fez com Noé e seu povo para mostrar que não mais acabaria com o mundo por meio de um dilúvio”. Diante da polêmica, explicou o trecho bíblico aos filhos Pietro e Lorenzo, de 6 e 2 anos, e liberou o brinquedo.

Pedro Paulo de Bicalho, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio, afirma que as cores de um brinquedo não modificam a relação de uma criança com ele. E que a faixa etária para a qual o pop-it é dirigido ainda não tem maturidade para distinguir as pessoas pela orientação sexual ou identidade de gênero:

— É mais uma das invenções que tem a ver com negacionismo, com esse momento esquisito que estamos vivendo. Essa é uma faixa etária que ainda não se constituiu a partir da égide do preconceito. Essas pessoas não têm ideia de como uma criança se desenvolve.

A empresa Luka Plásticos, em Valinhos, interior de São Paulo, gaba-se de ser a primeira a lançar a versão brasileira do pop-it e a única a ter o produto com certificação do Inmetro. A empresa já vendeu mais de 200 mil unidades do brinquedo desde agosto e dobrou seu faturamento. O diretor Gonzaga Pontes, de 63, ainda não tinha ouvido sobre a polêmica. Ao ser apresentado à teoria, fez questão de ressaltar que é cristão:

— Isso é besteira. Não vai mudar nada para a gente. Nossa linha de negócio continua: produzir produtos bons.

<<

Ela começou a falar que o pop-it é do diabo, que é para separar a família >>

Rafael, pai de Manoela Barbeiro

<<

Tenho orientação cristã, então tenho critérios para os brinquedos>>

Anete, mãe de Elias e Adele Dona de casa

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

2021-10-24T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281573768900427

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.