Extra Digital

Adeus a um mestre que tanto nos fez rir

Intérprete do Vavá de ‘Sai de baixo’ estava em tratamento contra o câncer desde 2018

► Intérprete de personagens como Vavá, de “Sai de baixo”, e Mário Fofoca, de “Elas por elas”, Luis Gustavo morreu ontem, aos 87 anos. O ator, que nasceu na Suécia, lutava contra um câncer de intestino desde 2018.

Morreu Tio Vavá, morreu Mário Fofoca, morreu Beto Rockfeller. Intérprete desses personagens de sucesso na TV e outros mais, o ator Luis Gustavo saiu de cena ontem, aos 87 anos, vítima de câncer no intestino. Ele morava em Itatiba (SP) e estava em tratamento contra a doença desde 2018. O corpo do artista será cremado na manhã de hoje, em cerimônia restrita à família. Não haverá velório.

Foi o sobrinho de Luis Gustavo, o também ator Cássio Gabus Mendes, quem divulgou a notícia da morte. Numa foto publicada em seu Instagram, Cássio escreveu: “Informo que meu querido Tatá faleceu hoje, vítima de câncer! Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio”. Na mesma rede social, outros amigos e colegas de profissão se manifestaram (veja alguns no box à direita).

Luis Gustavo Blanco nasceu em Gotemburgo, na Suécia, no dia 2 de fevereiro de 1934. Começou a carreira na televisão como contrarregra, levado pelo cunhado, o autor Cassiano

Gabus Mendes, para a extinta TV Tupi. Depois de alguns trabalhos como ator, incluindo o fenômeno “O direito de nascer” (1964), Tatá, como era chamado pelos mais próximos, marcou seu nome de vez na história da televisão ao protagonizar “Beto Rockfeller” (1968), obra que revolucionou o folhetim brasileiro.

A estreia na Globo aconteceu em 1976, na novela “Anjo mau”. Dentre seus personagens mais marcantes na emissora estão o detetive Mário Fofoca, da novela “Elas por elas” (1982), que virou filme, seriado e foi revivido no remake de “Ti ti ti” (2010), atualmente em reprise no “Vale a pena ver de novo”; o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin, da primeira versão de “Ti ti ti” (1985); e Vanderlei Mathias, o Tio Vavá, do humorístico “Sai de baixo” (1996-2002/ 2013). Em nota, a TV Globo lamentou a morte do ator e afirmou que “Luis Gustavo Blanco merece um capítulo especial na história da televisão”.

O artista era casado com Cris Botelho; pai de Luis Gustavo

Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli; avô de Marina Hoagland Blanco Buzzone; e tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, também atores.

Sua última aparição pública foi em fevereiro deste ano, quando surgiu sorridente ao ser vacinado contra a Covid-19 em Itatiba, num sistema drive-thru do Ambulatório Central de Especialidades.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281857236675097

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.