Extra Digital

Criar filhos no século 21

A paternidade real, que usualmente é explorada por Leo Aversa em suas colunas no Globo, foi tema da entrevista “Criar filhos: a missão”. No encontro, o fotógrafo analisou sua experiência pessoal com a paternidade em um contexto de constantes transformações nas relações entre pais e filhos.

— Falta de atenção é ruim, mas excesso também pode gerar falta de autonomia — afirmou Aversa. — Antes tinha mais o “se vira aí”, mas em algum momento a criança tem que se colocar. Ela precisa ter autonomia para correr atrás.

Na visão dele, os pais e avós dos adultos de hoje adotaram

criações mais voltadas ao exemplo do que ao discurso.

— O filho sacava que aquilo que o pai fazia era importante para ele. Agora, você segue o próprio discurso que faz para o seu filho? Por exemplo, a história das telas, que é uma praga: quando você reclama da tela do seu filho, está com o celular na mão? — questionou. Para Aversa, as crianças de hoje têm muitos privilégios em relação às das gerações passadas e precisam perceber isso. — Meu filho reclama dos professores durões, mas a vida é assim. Às vezes, você tem que lidar com pessoas que não vão passar a mão na cabeça. Tem que cobrar horário. De outra forma, ele vai se acostumar com as situações como se tivesse sempre uma “espuma” para protegê-lo.

EXTRA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281788517198361

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.