Extra Digital

A tecnologia como aliada nas aulas

Com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19, professores recorreram a novos recursos tecnológicos e reforçaram o protagonismo dos estudantes no aprendizado. No painel “Nada será como antes?”, educadores contaram como fizeram uso de hologramas e vídeos de TikTok para despertar o interesse de seus alunos.

— O professor entendeu que a tecnologia não tira o lugar dele na mediação do processo de aprendizagem. Ele se torna essencial ao utilizar a tecnologia como uma ponte — analisou a formadora de professores em tecnologias e educação Renata Capovilla.

O professor de Artes Jayse Ferreira, de Pernambuco, apostou na linguagem dos games e das redes sociais depois de ouvir sugestões de seus alunos de ensino médio. Suas turmas produziram vídeos no TikTok e contos literários, com uso de QR Codes espalhados pela escola.

— Só acerto se entendo as angústias da minha comunidade e da minha sala de aula — afirmou Ferreira, que destacou que teve alunos que ficaram desempregados e que perderam seus pais na pandemia. — Se não continuarmos focando no protagonismo, vamos perder os estudantes. Não é porque é remoto que tem que ser chato. Temos que ser “atrevidos pedagógicos”.

A solução do professor Alberto Rodrigues, da Escola Municipal Professor Gilberto Bonafé, em Piraju (SP), foi criar hologramas. Seus alunos receberam pequenas pirâmides de acetato que, ao serem colocadas sobre o celular, criavam uma imagem em miniatura do professor. Já no retorno parcial das aulas, ele gravou os alunos que ainda estavam em casa e os projetou em tamanho real, na sala. — Era uma tentativa de minimizar o distanciamento, a gente precisa trabalhar essas formas de comunicação. Tive muitos alunos que conseguiram se expressar melhor com os hologramas. Professora da rede municipal do Rio, Ivone Barros lembrou, porém, as dificuldades físicas. — As escolas não costumam ter sala de informática adequada e algumas sequer as possuem, pois não há rede.

EXTRA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281715502754329

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.