Extra Digital

Vacinação de adolescentes

Cidades do estado contrariam Ministério da Saúde e mantêm a imunização sem restrições

Ao menos seis municípios do estado do Rio de Janeiro anunciaram que vão manter nesta semana a vacinação contra a Covid-19 para todos os adolescentes, contrariando a determinação do Ministério da Saúde de imunizar apenas aqueles com comorbidade. São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Nova Iguaçu e Guapimirim dão continuidade hoje a suas campanhas direcionadas ao público entre 12 e 17 anos.

Na última sexta-feira, a Secretaria estadual de Saúde do Rio afirmou que defende a vacinação dos adolescentes, após o Ministério da Saúde decidir retirar do Plano Nacional de Imunização (PNI) a imunização dos menores de 18 anos sem comorbidades. Após reunião entre a equipe técnica e pesquisadores que integram um Grupo de Especialistas em Vigilância Epidemiológica, a pasta pediu para o ministério revisar a medida.

A secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo diz que vacinação de todos os adolescentes prossegue, normalmente, hoje. O município também fará a aplicação da dose de reforço em idosos com mais de 70 anos que já completaram seis meses da segunda dose.

Em Niterói, além da convocação para a segunda dose de quem já chegou na data informada no cartão de vacinação, a prefeitura segue esta semana com a repescagem da primeira dose para todos acima de 12 anos e com o reforço da imunização para pessoas com mais de 70 anos.

Pelo calendário da Prefeitura de Maricá, há repescagem para a primeira dose de todos os adolescentes de 12 a 17 anos, a partir de hoje. Também será aplicada a dose de reforço em idosos que já completaram seis meses da segunda aplicação.

Itaboraí continua com a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos, com e sem comorbidades, além do reforço para os idosos.

Em Nova Iguaçu, nesta semana, todos os adolescentes de 12 e 13 anos, mesmo sem comorbidades, serão imunizados. Também haverá aplicação da dose de reforço para idosos de 74 a 79 anos, por dia, conforme a idade, e imunossuprimidos, além de repescagem para demais grupos.

Em Guapimirim, todo o público acima de 12 anos que não recebeu a primeira dose é convocado para a repescagem. Hoje, também segue a aplicação da segunda dose para quem chegou na data prevista.

POLÍCIA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281672553081369

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.