Extra Digital

Suspeito de abusar de atletas dizia ser policial para intimidá-los

Ana Clara Veloso ana.veloso@extra.inf.br

A Polícia Civil ouviu relatos de cinco jovens que teriam sido vítimas de abusos sexuais cometidos por um técnico de basquete de um instituto na Abolição, Zona Norte do Rio. Segundo os denunciantes, Hamilton Lemos de Oliveira os recrutava em diversos estados com a promessa de ajudar a ingressarem em times profissionais no Rio de Janeiro e depois ameaçava prejudicá-los se não cumprissem suas exigências sexuais. Além de avisar que boicotaria seus sonhos, Hamilton afirmava ainda ser um policial e já ter matado muitos bandidos, para amedrontá-los.

A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima prendeu Hamilton no sábado.

“Ele sempre pôs medo em nós. De uma certa maneira, ele impôs o respeito através do medo. Ele sempre disse que estava na nossa cola, estava olhando em nós. Extorquindo a gente por dinheiro também”, relatou um jovem. Os demais depoentes confirmaram a estratégia e afirmaram que a comida no alojamento era racionada: arroz, macarrão, salsicha e frango. Muitos atletas teriam chegado a aparentar subnutrição. Uma vítima relatou que foi abusada mais de 20 vezes por Hamilton.

— Vamos colher mais elementos nos aparelhos celulares, computadores, para provar efeque ele estuprava seus alunos. Há notícias de mais de 30 vítimas — diz o delegado Adriano França.

Hamilton foi preso num clube na Ilha do Governador, onde treinava os atletas. Ele é suspeito de constranger os adolescentes, de praticar maus-tratos e de armazenar vídeos pornográficos dos abusos cometidos.

Ele recrutava atletas de baixa renda em outros estados com promessas de carreira de sucesso em grandes clubes, mas ficava com a documentação dos adolescentes, e, assim, eles não conseguiam voltar para casa.

POLÍCIA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281663963146777

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.