Extra Digital

GUIA DOS CONCURSOS

Veja 10 dicas para se dar bem nas provas já programadas

Martha Imenes martha.imenes@oglobo.com.br

Aexpectativa de aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022 dá um gás em quem está amargando longa espera para abertura de concurso público. O número de vagas (73,6 mil) inclusive foi corrigido pelo governo logo após o encaminhamento do projeto ao Congresso. Entre os certames mais esperados estão: Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas da União, Senado, Câmara, Defensoria Pública da União, Ministério Público da União; Tribunais (Eleitoral, do Trabalho, Militar etc.), e institutos/universidades federais, avalia o especialista em gestão pública e empresarial, Antonio Batist. Ele, no entanto, chama a atenção para o fato de ainda não existir o orçamento, só projeto de lei orçamentária, que ainda será analisado:

— Embora seja um indicativo importante, não é uma garantia de que determinado concurso será realizado. O Ploa ainda será analisado pelo Congresso Nacional.

Seja pelo salário, número de vagas ou outros fatores, algumas possibilidades de provimento e de novas vagas via concurso chamam mais a atenção. O especialista dá algumas dicas para quem vai tentar uma das vagas:

— Primeiro é preciso analisar quais são os concursos com que mais se identifica. Avaliar atribuições, local de trabalho, salário, número de vagas, estrutura de provas, por exemplo. Diante da pesquisa, escolha preferencialmente concursos que permitam sinergia na preparação. Por exemplo: apenas tribunais ou apenas legislativo, de modo a facilitar justamente o foco dos estudos e aproveitamento de boa parte do mesmo conteúdo em diferentes concursos.

Apesar de ter um déficit de 23 mil servidores, segundo levantamento da Federação Nacional dos Sindicatos dos trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pediu abertura de concurso para apenas 7,5 mil vagas. E mesmo assim, ainda espera pela aprovação do Ploa de 2022 no Congresso, que prevê a realização do certame.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281526524193305

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.