Extra Digital

Moradores denunciam abuso de PMs em ação na Vila Aliança

Moradores da Vila Aliança relatam roubo e danos a residências cometidos por PMs

Aline Macedo, Leonardo Sodré e Leonardo Ribeiro granderio@oglobo.com.br

De acordo com relatos, os policiais invadiram as casas sem mandados, deixaram os cômodos revirados e chegaram a praticar roubos e quebrar pertences.

Imagens de câmeras de segurança mostram policiais militares invadindo casas de moradores da Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Moradores afirmam que os agentes entraram nas residências sem mandados de buscas e deixaram os cômodos revirados. Também há relatos de roubos de pertences e itens quebrados nas incursões. Desde quinta-feira, a região vem sendo alvo de operações da PM. Ontem, um protesto interrompeu a circulação de trens.

— A operação tem um propósito, não somos contrários a ela, mas existem maus policiais que estão se aproveitando. Fui acordado com um fuzil na minha cara e fiz um escândalo. Sorte que minha casa tem câmera. Perguntei pelo mandado de busca e apreensão e não souberam responder. Vi chegar um caminhão clandestino que está levando tudo, sofá, ar-condicionado... Os policiais precisam separar o joio do trigo. Não é porque é morador de favela que tem relação com traficante. Também invadiram a casa da minha sogra e ameaçaram pegar o celular do meu filho — desabafou Kedson Pedro, funcionário público e expresidente da escola de samba Boêmios da Vila.

Ele não foi o único a relatar ameaças dos agentes.

— Estava trabalhando e veio um policial dizer que tinha carro roubado no meu condomínio, que eu tinha rádio com frequência da polícia. Mostrei meu crachá, sou trabalhador. Me ameaçaram, disseram que iam puxar minha ficha e me matar. Não entendi nada — disse um morador que não quis ser identificado.

Na última sexta, dia 17, a Polícia Militar explicou que o objetivo principal das incursões era retirar barricadas que impediam a livre circulação de veículos pela Vila Aliança.

Ontem, pedindo paz, moradores se reuniram em um protesto e seguiram para a Avenida Santa Cruz com placas. Um ônibus ficou atravessado na via e há relatos de troca de tiros. A PM desobstruiu a avenida por volta das 15h.

Moradores também colocaram pedaços de madeira sobre os trilhos da via férrea, entre as estações de Santíssimo e Senador Câmara interrompendo a circulação nos dois sentidos. Também ontem, agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam drogas na Vila Aliança.

Procurada, a Polícia Militar disse, em nota, quais os meios oficiais para os moradores registrarem denúncias de conduta ilegal de agentes: “A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a Corregedoria da Corporação segue ao total dispor da população para a recepção de denúncias por meio de seus canais oficiais: telefone (21) 2725-9098, pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br, ou ainda, pelo WhatsApp da Corregedoria (21) 97598-4593. O anonimato é garantido.

No entanto, a forma como os agentes têm agido na operação tem deixado moradores apreensivos para denunciar.

— Está todo mundo com medo. Morar em comunidade é complicado. Nós queremos agir, fazer novas passeatas pacíficas, levar até nota fiscal do que foi roubado. Espero que continuem com a operação, mas do jeito certo. Não estamos contra a polícia. Mas essas atitudes me fizeram lembrar a época da ocupação no Alemão. A gente não tem ajuda de ninguém — diz Kedson.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

2021-09-20T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281517934258713

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.