Extra Digital

O FUTURO INCERTO DE ERIKSEN

Decisão sobre carreira do dinamarquês, que sobreviveu graças à agilidade dos médicos, depende de laudo médico e desejo do atleta

Tatiana Furtado tatiana.furtado@oglobo.com.br

O rápido e adequado atendimento recebido pelo dinamarquês Christian Eriksen, na partida contra a Finlândia pela Eurocopa, no sábado, foi fundamental para que o jogador não fizesse parte das estatísticas em casos de mal súbito: 95% das pessoas que sofrem paradas cardíacas fora de um ambiente monitorado morrem ou ficam com sequelas neurológicas.

Eriksen, no entanto, já recebeu visitas dos companheiros, como o goleiro Schmeichel, mandou recado aos fãs e seu estado é considerado estável pela equipe médica do hospital Rigshospitalet, em Copenhage. Graças aos irmãos médicos Morten e Anders Boesen, que deram os primeiros socorros em questão de segundos.

A boa recuperação do jogador da Inter de Milão, no entanto, não é indicativo de um rápido retorno aos gramados. Enquanto a seleção da

Dinamarca voltará a campo quinta-feira contra a Bélgica, o futuro de Eriksen é incerto.

O atacante de 29 anos terá de realizar uma minuciosa investigação das possíveis causas da súbita parada cardíaca. Com passagens pelas principais ligas europeias, o dinamarquês nunca teve qualquer cardiopatia identificada. Na Itália, por exemplo, há leis rígidas que não permitem a atletas com sérios riscos cardíacos competir no alto rendimento.

— É possível que não achem nada nos exames — diz o médico especialista em medicina esportiva Cláudio Gil — Mas é necessário tomar uma decisão conjunta sobre a carreira dele.

A decisão compartilhada envolve laudo médico, o clube, o desejo do atleta e a família. Todos os riscos devem ser pesados. Há casos de jogadores que tiveram a carreira a interrompida, como o inglês Fabrice Muamba, que teve um mal súbito aos 24 anos, num jogo do britânico Bolton, em 2012.

Jogador já recebeu visitas, mandou recado aos fãs e seu estado é estável

JOGO EXTRA | EUROCOPA

pt-br

2021-06-15T07:00:00.0000000Z

2021-06-15T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282359747659653

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.