Extra Digital

Como identificar sinais de violência contra os idosos

Só no primeiro semestre de 2021, mais de 30 mil casos de abusos foram registrados

O ano de 2021 tem registrado altos índices de violência contra os idosos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra pessoas da terceira idade no país.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado hoje, foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa para alertar sobre a importância de dar atenção aos sinais de violências (veja ao lado), que podem acontecer das mais variadas formas.

A violência contra o idoso, segundo o Ministério da Saúde, pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

— O objetivo é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período — afirmou o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, ao lançar a campanha “Fortalecendo as redes de proteção de direitos”.

Costa explicou ainda que uma das metas é fortalecer a

As violações podem ser físicas, sexuais, emocionais e até financeiras

rede de proteção e punir os agressores, com base nas denúncias do Disque 100:

— Agora, não adianta só fazer a denúncia. Nós temos que apurar. E vamos tipificar todos os crimes cometidos em relação à violência contra a pessoa idosa a partir das denúncias recebidas.

As violações mais comuns contra os idosos são: negligência, violência psicológica, quando há gestos de humilhação, hostilidade ou xingamentos; e a violência patrimonial, que ocorre quando o idoso tem seu salário retido ou seus bens destruídos. Segundo a especialista, são diversos os fatores que levam familiares a cometerem esse tipo de ação, que vão desde a falta de políticas públicas de apoio até a exaustão e a dependência financeira.

A violência pode ser denunciada através dos canais do Disque 100 e pelo whatsapp (61) 996565008. Também é possível procurar ajuda em unidades municipais de saúde, delegacias e pelo número 190 (Polícia Militar) em situações de risco eminente.

BEM-VIVER

pt-br

2021-06-15T07:00:00.0000000Z

2021-06-15T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281925955962757

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.