Extra Digital

Calendários desiguais no país

Ao menos oito estados têm prazo para vacinar pessoas com menos de 60 anos

Evelin Azevedo, Paula Ferreira e Rafael Garcia sociedade@oglobo.com.br

RIO, BRASÍLIA E SÃO

PAULO - Pelo menos oito estados brasileiros já projetaram um prazo para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com menos de 60 anos e até 18. Além de São Paulo, que antecipou em um mês a imunização de jovens adultos, com previsão para setembro, Pará, Goiás e Rio Grande do Sul também estão com a expectativa de vacinar sua população adulta neste mesmo período. Já o Ceará tem uma projeção mais positiva, com os jovens de 18 anos imunizados com a primeira dose até agosto, e Espírito Santo e Santa Catarina, até o final de outubro. Rio de Janeiro estuda antecipar de outubro para setembro.

A perspectiva de vacinação pode ser melhor em algumas capitais. Por terem autonomia na execução do plano de imunização, muitos municípios ampliam as faixas etárias e avançam mais rapidamente do que o plano estadual. É o caso do Rio, capital. Enquanto o cronograma estadual planeja vacinar a população em geral com 55 anos até o fim de junho, a capital aplica a primeira dose em pessoas com 50 anos ou mais até o próximo sábado.

Até o momento, apenas duas capitais não iniciaram a vacinação da população em geral por idade: Porto Velho (RO) e Palmas (TO). Ao EXTRA, o município de Porto Velho informou que depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde para avançar na vacinação. Palmas afirmou que aguarda novas remessas para dar andamento à vacinação.

Para que estes calendários sejam cumpridos, é preciso que as vacinas prometidas cheguem dentro do prazo acordado. Segundo a projeção de entregas de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, até o final do ano o Brasil receberá mais 504 milhões de doses, sendo 38 milhões da Janssen, que é de aplicação única.

Na avaliação da epidemiologista Ethel Maciel, embora a ampliação da vacinação por faixa etária seja benéfica, é preciso haver garantia das duas doses:

— Precisamos colocar em dia a segunda dose das pessoas que estão atrasadas. Isto precisa ocorrer concomitantemente (à vacinação de novas idades com a 1ª dose), porque para se considerar vacinado é preciso ter as duas doses das vacinas que estamos aplicando no Brasil.

EXTRA EXTRA!

pt-br

2021-06-15T07:00:00.0000000Z

2021-06-15T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281779927074693

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.