Extra Digital

O OSCAR DO ESPORTE

Tenistas Rafael Nadal e Naomi Osaka e o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton são os destaques

SEVILLA, ESPANHA - O tênis foi o grande vencedor do Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, que ontem anunciou os premiados relativos à temporada de 2020. O espanhol Rafael Nadal e a japonesa Naomi Osaka levaram o troféu de atleta do ano entre os homens e as mulheres, respectivamente. A melhor equipe foi o Bayern de Munique, da Alemanha, que conquistou o título da Liga dos Campeões da Europa. A cerimônia, realizada em Sevilha, na Espanha, foi virtual por causa da pandemia do coronavírus.

Nadal conquistou o quarto Prêmio Laureus da carreira após o ano que culminou com 13 º título de Roland Garros, quando igualou a marca de 20 Grand Slams do suíço Roger Federer.

— Quero agradecer aos demais esportistas que concorreram comigo, simplesmente incríveis: eles provavelmente merecem o troféu da mesma forma que eu, mas este ano foi a minha vez e não posso estar mais feliz — disse Rafael Nadal.

O tenista espanhol, de 34 anos, que já recebera os prêmios de revelação (2006), melhor atleta (2011) e melhor retorno (2014), aproveitou a oportunidade para homenagear o amigo e adversário Roger Federer.

— Chegar ao meu 20º título de Grand Slam, empatando com Federer, foi um momento inesquecível. Significa muito alcançar meu grande rival, que também é meu grande amigo. É realmente especial, principalmente depois de toda a história que tivemos juntos dentro e fora das quadras — destacou o tenista espanhol.

Naomi Osaka levou o seu segundo Laureus. Em 2020, ela venceu o US Open, em Nova York, pela segunda vez, e se destacou no apoio à campanha “Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)”, usando máscaras em suas partidas com os nomes de pessoas negras mortas nos últimos anos.

Num ano de pandemia, o Laureus também premiou o impacto dos atletas na sociedade. Ele foi concedido ao inglês Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, por seu envolvimento na luta contra o racismo.

Já o jogador egípcio Salah, do Liverpool, foi homenageado com o Laureus de Inspiração Esportiva por sua contribuição aos mais necessitados.

Atleta japonesa: ‘É importante usar minha voz’

Naomi Osaka, de 23 anos, que vencera o prêmio de superação em 2019, ressaltou a importância da voz dos atletas.

— Já vi várias jogadoras que admiro ganharem este prêmio. Então, significa muito alcançá-lo. Quanto ao meu ativismo na quadra,é importante usar minha voz. Eu sinto que muitas vezes sou reservada demais e acabo me preocupando com o que as pessoas pensam de mim, mas se você tem uma plataforma, é muito importante usá-la. Quero chegar lá na frente, no futuro, com a certeza de ter ajudado ou sensibilizado o maior número de pessoas possível — destacou.

O Bayern de Munique conquistou o prêmio de melhor equipe após fazer tríplice coroa na Europa (Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha).

O snowboarder canadense Max Parrot recebeu o Laureus de Retorno do Ano após lutar contra o câncer para conquistar medalhas de ouro nos X-Games.

Aos 24 anos, o quarterback americano Patrick Mahomes ficou com o prêmio de revelação por conduzir o Kansas City Chiefs, em 2020, à primeira conquista do Super Bowl em 50 anos.

É tetra!

Rafael Nadal conquistou o quarto Prêmio Laureus da carreira

Incontestável

Como melhor equipe, ninguém superou o Bayern de Munique na temporada 2020

JOGO EXTRA

pt-br

2021-05-07T07:00:00.0000000Z

2021-05-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282376927451996

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.