Extra Digital

Os cem dias

GILMAR FERREIRA gilmar@extra.inf.br

A prestação de contas do plano de metas elencadas para os primeiros 100 dias da gestão de Jorge Salgado na presidência do Vasco não é das mais animadoras para o torcedor. Porque em última análise, o vascaíno que acompanha o time de futebol quer saber mesmo é da captação de dinheiro que possa amenizar a fraqueza do caixa e trazer jogadores de bom nível. E sobre este item, explicado na 22ª tela do comunicado, a diretoria alega que o “fundo de debêntures” projetado para injetar R$ 70 milhões na economia do clube precisou ser reestruturado após a queda para a Série B do Brasileiro, no final de fevereiro.

No Rio de Janeiro, o Vasco é um dos clubes mais difíceis de ser analisado. Porque, independentemente de erros e acertos nas ações voltadas para o futebol, os anos de chumbo da gestão de Eurico Miranda atrasaram a discussão sobre o futuro do clube. Somados à experiência malsucedida da administração entregue a Roberto Dinamite percebe-se as duas décadas perdidas. Na virada para o novo século, o clube tinha um contrato com o Nations Banks que lhe renderia U$ 100 milhões em dez anos. Hoje, amarga uma dívida que supera os U$ 150 milhões e um saldo de quatro rebaixamentos na divisão nacional.

Tão ruim quanto isso é perceber que o clube perdeu a unidade. Politicamente, o Vasco é multifacetado, perdido entre boas ideias de gestão. Modelos que na verdade não deveriam ser excludentes. Mas que não conseguem ser implementados e continuados porque está sempre a voltar duas casas, tropeçando nas armadilhas de sua política interna. Em linhas gerais, a falta de um líder com o DNA do clube separa os vascaínos. Todos querem a mesma pujança, mas as correntes acreditam que sua capacidade de gestão é sempre a mais eficaz. Até assumirem o poder. Daí para frente é justificativa atrás de justificativa.

E assim o Vasco caminha. A rigor, Jorge Salgado e os vascaínos que com ele dividem o poder assumiram o clube em janeiro de 2021 e tiveram 12 rodadas do Campeonato Brasileiro para evitar a queda à Série B e consequente perda de receitas. Faltou competência — paciência. Agora, não há alternativa de recuperação, senão a união em torno das metas elencadas. Dentre os “homens do presidente” está até o “vascaíno” que cuidou das finanças da gestão de Alexandre Campello e abandonou o clube alegando divergências com o ex-presidente. Ele deve ser bom.

JOGO EXTRA

pt-br

2021-05-07T07:00:00.0000000Z

2021-05-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/282291028106076

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.