Extra Digital

Cuidados com a maquiagem em tempos de pandemia

Produtos vencidos e o uso de máscara após caprichar na produção podem afetar a pele

Julia Noia julia.silva@oglobo.com.br

A pandemia deixou ações comuns do cotidiano no passado. Guardadas no armário, as conhecidas “roupas de sair” sentem saudade de serem usadas. Junto a elas, muitos produtos há muito esquecidos por alguns rostos, olhares e sorrisos: os de maquiagem. Com a falta de uso, é comum não prestarmos atenção no prazo de validade de produtos. Especialistas alertam para os perigos que esse hábito pode ter para a pele e dão dicas sobre uso de maquiagem e máscara.

A dermatologista Ana Paula Fucci alerta que em produtos vencidos e piratas, a concentração de materiais pesados, como o chumbo, podem ser prejudiciais à pele e à saúde de forma geral:

— O ideal é sempre comprar produtos de boa procedência, porque eles passaram por rigor no controle de qualidade. O barato pode sair caro.

A contaminação da maquiagem também pode acontecer pelo contato direto com o produto, como explica a dermatologista Fabiana Seidi. Ela conta que isso ocorre porque, quando tocamos a maquiagem diretamente sem a devida higienização das mãos para, depois passar no rosto, podemos transferir bactérias e fungos para os produtos. Quando a maquiagem for utilizada novamente, pode levar à infecção ou dermatite no rosto.

Fabiana diz que o melhor é comprar apenas o que vai usar imediatamente, em vez de grandes quantidades de uma só vez. Os rituais na hora de colocar e retirar os produtos devem ser respeitados (veja ao lado). Antes da maquiagem, o mais importante é lavar bem o rosto, passar algum produto para uniformizar a pele e verificar se não há nenhuma erupção no rosto, como acne, espinhas e cravos. Fabiana explica que essas regiões não devem ser “tampadas” pela maquiagem, e sim tratadas:

— A maquiagem pode ser usada para ajudar a esconder enquanto trata o problema. Uma coisa não pode substituir a outra.

Na hora de retirar, a dermatologista recomenda o uso de soluções oleosas para amolecer a maquiagem dos olhos, antes de lavar todo o rosto.

Em tempos de pandemia, outra preocupação é com o uso de maquiagens com máscara. A dermatologista Ana Paula Fucci explica que, com o excesso de camadas ou produtos específicos para o tipo de pele, a máscara pode fazer um atrito na região da bochecha, que pode levar ao surgimento de feridas, acne e até infecções. Por isso, ela recomenda que utilizem o mínimo de produtos possível na pele quando for usar máscara.

— Quanto mais limpo o rosto, melhor. O uso de muita maquiagem pode obstruir os poros, que ficam cheios de produto, e a pele não consegue respirar. Por conta disso, o ideal é usar apenas o protetor solar na hora de usar a máscara — afirma.

BEM-VIVER

pt-br

2021-05-07T07:00:00.0000000Z

2021-05-07T07:00:00.0000000Z

https://extra-globo.pressreader.com/article/281930250853212

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.